Jogos Universitários são oficialmente abertos na PUC

Ao som dos gritos empolgados das torcidas, a 8ª edição dos Jogos Universitários da PUC Goiás foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira, 15, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), com a presença das atléticas participantes, reitoria da instituição, Federação Goiana de Desportos Universitários, representantes da Liga das Atléticas, entre outros.

Considerada a maior iniciativa esportiva acadêmica de Goiás, os Jogos totalizam, neste ano, quase 800 competidores, que nos dias 20,24, 27, 28 de maio e 3 de junho vão disputar cinco modalidades (basquete, futsal, handebol, voleibol, futebol society e peteca) no Complexo Poliesportivo do Câmpus II (Jardim Mariliza).

Durante a solenidade de abertura os representantes das 22 atléticas participantes exibiram suas bandeiras e brasões, que foram abençoadas pelo pároco da Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje), padre David Pereira de Jesus.

Organizado pela Liga das Atléticas em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), o evento tem o objetivo de promover a integração entre os estudantes e a convivência fraterna no meio acadêmico.

Neste ano, serão premiados os vencedores de cada modalidade, o campeão e o vice-campeão geral, além de um prêmio inédito, motivado pela Campanha da Fraternidade 2023, chamado campeão da solidariedade, que vai coroar a atlética que mais arrecadar alimentos não-perecíveis até a grande final.

“Nós não estamos aqui para formar atletas profissionais. Se acontecer é uma consequência não prevista, porque o que nós queremos é criar momentos de integração e que os estudantes possam, por meio de uma atividade profundamente humanizadora, que é o esporte, construir novas memórias e hábitos de convivência dentro da universidade”, ressaltou a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana.

A pró-reitora também destacou que o esporte é uma linguagem utilizada pela universidade a fim de conquistar objetivos maiores, entre eles, o respeito à diferença e a convivência fraterna: “nós não admitimos nenhum tipo de violência durante os Jogos e o regimento é bastante rígido em relação a isso. Ainda mais agora, depois da pandemia, acho que o JUPUC ganha essa importância como um lugar de prática saudável, inclusive, mentalmente”, enfatizou.

Rumo à vitória 

Entre as atléticas, o clima era de confiança e entusiasmo, afinal o treinamento começa muito antes do campeonato. Levando muitos competidores e exibindo seu brasão, a Atlética Supersônica (Ciências Aeronáuticas) está empenhada em oferecer o seu melhor. De acordo com o vice-presidente, João Francisco de Souza Oliveira Filho, o objetivo da equipe é integrar os atletas e, claro, vencer.

“Estamos bem confiantes no futsal masculino e futebol society masculino. A dedicação do nosso time está excepcional, eu nunca vi atletas tão dedicados e preparados como os caras que temos aqui no nosso time”, declarou.

Se depender de tanta dedicação, a disputa ao prêmio também será concorrida em outras modalidades. As atletas da Atlética Infecciosa (Biomedicina) garantiram que vão ser destaque no vôlei feminino. Segundo a diretora de vendas da Atlética, Crissiane Oliveira, a equipe vem com mais garra para esta edição.

“Nosso time está empenhado, temos treinador fixo e o time reserva também está pegando pesado nos treinos. Estamos sempre em busca da vitória”, afirmou.

Fotos: Ana Paula Abrão 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.