Iphan reconhece diretor do IPEHBC com medalha Mário de Andrade

A noite de quarta-feira, 14, foi de orgulho e comemoração. O diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC) da PUC Goiás, professor Antônio César Caldas Pinheiro, foi homenageado com a medalha Mário de Andrade. A honraria foi entregue pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na sala Dona Gercina Borges Teixeira, do Palácio das Esmeraldas, para o professor e outros cinco grandes nomes do estado, como o governador Marconi Perillo e o pintor, arquiteto e doutor Honoris Causa pela PUC Goiás Elder Rocha Lima.

“Me sinto muito satisfeito. Não posso deixar de repartir essa honra com a PUC. Estou no IPEHBC desde sua fundação, há 21 anos já, e a honraria se deu graças ao trabalho que posso realizar lá e ao apoio que recebo da instituição”, frisou o professor.

O reconhecimento foi dado ao professor pela coraboração histórica com o Iphan em Goiás, no fornecimento de informações e consultorias.

Reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado prestigiou a cerimônia e comemorou o reconhecimento. “O professor Antônio Caldas, com o IPEHBC, tem uma atuação muito significativa na valorização do patrimônio da nossa gente”, considera. Além do empenho no fortalecimento dos espaços de memória como museus, o reitor destaca ainda o cuidado no trabalho com as fontes de pesquisa utilizada por tantos pequisadores que recorrem ao Instituto.

Também homenageado com a medalha, o governador Marconi Perillo definiu a noite como “histórica” e se disse marcado pela homenagem como em “poucas vezes”. Seu trabalho foi reconhecido pela trajetória do Governo do Estado de Goiás com a cultura e a preservação do patrimônio histórico e cultural. “Me toca muito ser escolhido ao lado de grandes personalidades em todo o país”, frisou. Marconi foi o único governador brasileiro a recebera homenagem.

A medalha

Criada este ano para a celebração dos 80 anos do Iphan, a medalha Mário de Andrade está sendo entregue desde outubro nas 27 unidades do instituto. “Uma comissão selecionou atentamente quem seriam os 200 homenageados em todo o país”, destacou a presidente da entidade, Kátia Bogéa. Em Goiás, a honraria tem valor especial, diz. “Goiás é hoje o terceiro estado que mais investe em cultura. Se preocupar com patrimônio cultural é se preocupar com o seu povo, permitir que ele se reconheça”.

Superintendente estadual do Iphan, Salma Saddi destacou que a medalha reconhece algumas das pessoas de diversas áreas que “contribuiram imensamente para o patrimônio do Brasil-Central”.

A medalha leva o nome do escritor brasileiro Mário de Andrade, autor do anteprojeto que originou o Iphan, na década de 1930. A honraria reconhece personalidades e instituições que contribuíram com o instituto ao longo de sua história.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.