Colóquio aborda interdisciplinaridade e cultura visual na formação

Foi iniciada na noite desta sexta-feira, 12, a primeira edição do Colóquio Interdisciplinaridade e Cultura Visual: imagens provocadoras de conhecimento, realizado no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades. Reunindo alunos, professores e gestores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da PUC Goiás, o evento foi organizado pelos subprojetos de História e Interdisciplinar de Pedagogia.

Coordenadora da ação e do Projeto Interdisciplinar de Pedagogia, a professora Adriane Camilo destacou a participação dos 14 bolsistas do subprojeto para a realização do evento, em todos os seus detalhes. “Os bolsistas estão envolvidos em todo o processo, desde o planejamento, o cerimonial, a exposição de fotos que foi pensada. Não é um trabalho de docentes. É resultado do esforço de uma equipe integrada”, garante.

Sobre a interdisciplinaridade proposta pela ação, a coordenadora acredita ser fundamental na formação do sujeito integral e, portanto, dos educadores. “O interdisciplinar pensa o sujeito como um sujeito integral. A fotografia e o cinema perpassam a nossa vida de diversas maneiras”.

Cultura visual

Para trazer diferentes olhares sobre o tema, o evento contou com mesa-redonda mediada pela professora Adriane Camilo e com falas da professora Rita Márcia Furtado, da Universidade Federal de Goiás, e do professor Leandro Menezes, coordenador Pibid do subprojeto de História da PUC Goiás.

“O objetivo é pensar de que modo as imagens podem aulixiar nessa formação, contribuir também na própria formação do professor em um cenário de culto excessivo às imagens. O alto fluxo imagético que temos hoje em dia é algo que faz com que a gente se dedique cada vez menos à análise delas”, pontuou Leandro. “As imagens estão presentes durante todo o nosso dia, de forma mecânica [por meio de representações como a fotografia e o cinema, por exemplo] e como parte da nossa própria subjetividade”, acrescentou a professora Rita Furtado.

Licenciaturas

Para o evento, além dos alunos bolsistas dos dois subprojetos, são esperados, nos dois dias de programação, bolsistas ligados aos 11 subprojetos do Pibid/PUC Goiás e alunos de outros cursos interessados na temática. “Nós acreditamos que trabalhar com a cultura é fundamental para a formação humana e estética dos nossos alunos”, explica a coordenadora institucional do Pibid/PUC Goiás, professora Marcilene Pelegrine Gomes.

Atualmente, o Pibid envolve 320 acadêmicos de cursos de licenciatura da PUC Goiás, além de 22 professores da universidade e outros 62 professores de escolas da rede pública.

Segundo dia

Gratuita, a programação do evento continua neste sábado, 13. Confira:

SÁBADO
8h – 10 horas – Workshop Cinema autoral, cinema de gênero e o ofício do historiador: as narrativas audiovisuais populares como objetos da História
Ms. César Henrique Guazzelli e Sousa (Doutorando em História / UFG)
10h15 – 12 horas – Workshop ministrados por artistas (20 vagas cada, prioridade pibidianos) – 3 grupos
· Fotografias com celular, com a professora e produtora cultural Sabrina Carrijo Pessoa
· Colagem, com a designer gráfica Beatriz Perini
· Mediação do Olhar, com o professor e artista plástico Gilson Andrade
8h – 12 horas – Mostra imagética – (exposição de imagens que marcaram e marcam história)

Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades

Inscrições no local

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.