Ingressantes e familiares são acolhidos pela Reitoria da instituição

O ingresso em uma universidade transforma a vida dos estudantes e seus familiares, afinal, muito mais do que conquistar um diploma ou obter a qualificação profissional na área almejada, projetos de vida são edificados durante a trajetória acadêmica.

Para apresentar esse novo mundo de oportunidades, a Reitoria da PUC Goiás iniciou na noite desta segunda-feira, 27, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), uma agenda itinerante de acolhida aos calouros e suas famílias, que ocorrerá em todas as escolas da universidade até o dia 30 de março (próxima quinta-feira).

A primeira parada foi a Escola de Ciências Sociais e da Saúde (Eciss), que abriga os cursos de graduação em Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social e, também, o Mestrado de Atenção à Saúde.

Estiveram presentes na acolhida, a reitora da PUC, Olga Izilda Ronchi; a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana; a pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa; a diretora da Eciss, profa. Juliany Guimarães, além das coordenadoras dos cursos mencionados e membros o corpo docente.

Na pauta, os novos estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a universidade nos seus aspectos fundamentais: estrutura, organização interna, história e missão educativa. Ao explicar o propósito do evento, a reitora Olga pontuou que o convite sempre é estendido aos familiares para que todos possam sentir-se acolhidos e vivenciar a experiência de ser PUC. Ao mesmo tempo, enalteceu os estudantes como protagonistas da suas trajetórias formativas.

“Não faz sentido uma experiência educacional, que não coloque o estudante como foco do processo de ensino-aprendizagem. Uma instituição tem que ser acolhedora em todos os sentidos: os estudantes são o foco e o sentido da nossa existência”, refletiu.

Ao citar o Pacto Educativo Global, lançado pelo Papa Francisco em 2020 no Vaticano, ela também assinalou que a educação deve ser uma prioridade para toda a sociedade e não apenas para a escola ou a família. De olho na formação integral dos estudantes, a reitora afirmou que todas as ações institucionais devem estar voltadas para atender as demandas estudantis, sejam elas acadêmicas, administrativas, interpessoais ou pessoais.

A experiência de ser PUC

Entre os novos estudantes, é possível notar histórias plurais que convergem para um ponto em comum: independente da origem, etnia, classe social ou forma de ingresso, todos(as) almejam lançar as sementes do seu futuro profissional na PUC Goiás.

Caloura do curso de Enfermagem e bolsista do ProUni, Laysa Nunes (18) está satisfeita com tudo que vivenciou na instituição até agora. Um fato que chama atenção é que o sonho de fazer um curso de graduação a fez atravessar fronteiras. Natural de Serra Dourada, Bahia, ela escolheu a PUC pela tradição e renome.

“Sempre tive muita vontade de estudar aqui, gosto muito da área da Saúde e a Enfermagem traz um contato muito próximo com os pacientes, me identifico com isso”, relatou.

A experiência de vivenciar a universidade também marca gerações de uma mesma família. Muitos funcionários docentes e administrativos têm filhos graduados e pós-graduados na PUC.  A coordenadora de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores, profa. Marília Rabelo, por exemplo, participou do evento para prestigiar a filha, Ana Elisa Rabelo Harger (18), que é caloura do curso de Psicologia.

“Muito orgulho de ter a Ana conosco. Quis acompanhá-la, fizemos todo esse esforço de estar aqui para ela conhecer a universidade, os programas e as oportunidades. Estou muito feliz por saber que ela está em um local de qualidade, onde será bem recebida, acolhida e sair daqui uma profissional extremamente qualificada”, declarou a mãe.

Ana Elisa, por sua vez, avaliou que o curso de Psicologia está superando suas expectativas e que a acolhida proporcionada pela instituição tem facilitado seu processo de ensino-aprendizagem:  “a universidade acolhe de uma forma divertida, facilita a transmissão do conhecimento, os professores são disponíveis e proporciona recursos pra gente”, elogiou. Ela disse que o interesse pela Psicologia surgiu há dois anos, quando fazia uma pesquisa sobre a profissão e, desde então, estava decidida de qual caminho que iria trilhar.

Agenda

A agenda institucional da Reitoria com os calouros continua nesta terça-feira, 28, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), em dois momentos: às 9 horas e 19 horas, no auditório da Área 6).

Na quarta-feira, 29,  será na Escola Politécnica e de Artes, às 19 horas, no auditório 1 da Área 2 (Praça Universitária); na Escola de Direito, Negócios e Comunicação (EDNC), ocorrerá nos dias 28 e 30 de março, às 19 horas e 9 horas, respectivamente, no Teatro PUC (Câmpus V).

Também no dia 29 de março, a Reitoria estará na Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), no auditório do Bloco S, Câmpus II (Jardim Mariliza), às 9 horas, e finaliza a programação no dia 30 de março, às 19 horas, no auditório da Área 1 (Setor Universitário) para os demais estudantes da ECMV.

Fotos: Ana Paula Abrão