Apresentação

Formar profissionais que atendam às demandas da sociedade e que tenham a atitude interdisciplinar e proativa, competentes em sua área de formação e capacitados para atuar em equipes multiprofissionais. Para atingir esse objetivo, a Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas pauta-se no rigor científico, na visão crítica, reflexiva, ética e humanística, com vistas a assegurar a formação de profissionais com qualificação adequada à dinâmica do mundo do trabalho e ao exercício da cidadania com responsabilidade social.

A compreensão global do processo saúde-doença e sua interação social e comunitária oportunizam ao estudante articular os conhecimentos desde o início do aprendizado, instruído por atitude ativa em relação à comunidade e embasado por princípios éticos, técnico-científicos e cristãos. A inserção dos cursos no Sistema Único de Saúde, bem como os laboratórios e cenários de prática disponibilizados pela Instituição oportunizam a formação profissional, em que o estudante tem contato com a prática profissional desde o início do curso.

Infraestrutura

Com ampla diversidade de laboratórios, a Escola oferece cenários diferentes para atender a todos os cursos da área da saúde, bem como ao Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde. Esses ambientes seguem normas operacionais padronizadas, atendem exigências sanitárias, adotam normas de Biossegurança e praticam boas práticas de manejo de resíduos químicos e biológicos. Também dispõe de outros laboratórios multidisciplinares denominados e o Laboratório Clínico PUC Goiás, conveniado com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Metodologia de Ensino

As metodologias empregadas no curso da Escola priorizam a participação ativa do estudante, o desenvolvimento de competências, a integração entre os conteúdos e a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Utilizando metodologias ativas, a equipe docente promove atividades acadêmicas nos diversos cenários fazendo com que o estudante conheça situações variadas de vida profissional e interaja ativamente com usuários e profissionais de saúde desde o início do curso.

Educação continuada

O ensino das Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas extrapola a graduação, tendo seguimento em cursos de pós-graduação: especializações e mestrado, oportunizando o aprofundamento do conhecimento e a integração com a pesquisa. Desta forma, permite que o estudante percorre todo o seu percurso formativo na PUC Goiás, contribuindo para a produção do conhecimento e desenvolvimento de saberes.

Interação com sociedade

Os cursos da Escola mantêm contato próximo com a comunidade a partir da prestação de serviços nas áreas de atuação dos cursos, ações cívico-sociais desenvolvidas pelas Ligas Acadêmicas em atividades comunitárias em feiras, jornadas, em apresentações escolares e a participação em campanhas de orientação e assistenciais, e atuação determinante na Jornada da Cidadania da PUC Goiás. Além disso, o Laboratório Clínico da PUC Goiás (LAC) é conveniado à Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e realiza exames via Sistema Único de Saúde (SUS).

Cursos vinculados

Cursos Presenciais
Ciências Biológicas – Bacharelado
Ciências Biológicas – Modalidade Médica/Biomedicina
Farmácia
Medicina
Medicina Veterinária
Odontologia
Zootecnia
Pós-Graduação Stricto Sensu
Mestrado e Doutorado em Ciência Ambiental e da Saúde
Mestrado em Genética
Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade (Doutorado em Rede)


Escola de Ciências Médicas e da Vida

Diretor: Profa. Ma. Vanusa Claudete Anastácio Usier Leite
Secretária:  Hilde Maia Silva
E-mail: [email protected]
Fone: (62) 3946-1194

Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira das 7h às 22h