Homenagens e resgate histórico marcam aula inaugural da Arquitetura

Com apoio de Denise Alves, estagiária de jornalismo da Dicom/PUC Goiás

Em meio a palmas e sorrisos, quem passou pelo auditório da Área 4 da PUC Goiás, no Setor Universitário, nesta segunda-feira, 17, se viu se viu imerso num universo de diferenças: cabelos brancos, negros, loiros e coloridos, de cortes tradicionais e “moderninhos”, de homens e mulheres com roupas sóbrias ou os com looks não tão tradicionais assim.

A diferença, claro, reflete a realidade do primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo fundado em Goiás, há cinco décadas. A aula inaugural do curso, que tradicionalmente reúne os acadêmicos ingressantes, reuniu também alguns nomes que fizeram e fazem história.

“O nosso curso surgiu da antiga Escola de Belas Artes e foi o primeiro e o único de Goiás por 30 anos, então a paisagem da cidade tem muita influência de quem passou por aqui”, explica o diretor da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás, professor Marcelo Granato.

Para receber os novos alunos, foi preparada a aula Duas obras, suas lições, que resulta de um combinado de ações [em conjunto com uma exposição de mesmo nome] para homenagear professores em atividade desde a primeira turma do curso. “Uma das coisas que um profissional precisa é de referências, então pensamos nessas homenagens, ao longo do semestre”, explica o coordenador, professor Roberto Cintra.

Para iniciar a série de homenagens, que contará ainda com diferentes exposições e um encontro de egressos, em novembro, foram homenageados com a aula, os certificados de honra e a exposição os professores e arquitetos Antônio Lúcio Ferrari Pinheiro, 79, e Fernando Carlos Rabelo, 73.

Noite de reconhecimento

De uma antiga relação de professor e aluno, Antônio Lúcio Ferrari e Ronaldo Paixão hoje dividem as salas de aula do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás. “Eu não me sinto tão colega, me sinto aluno ainda, pois todo dia aprendo com ele e divido sala de aula. Na verdade o que agora aprendo é ser professor com ele e isso para mim é uma honra. Me sinto privilegiado por isso”, ressaltou Ronaldo minutos antes de iniciar sua palestra na aula inaugural do curso.

Inspirado pela obra e trajetória antigo professor, Ronaldo, que hoje também atua na docência, baseou sua dissertação de mestrado na carreira de Antônio. Nela, trata todo o caminho percorrido pelo professor, desde sua formação em Belo Horizonte até o estabelecimento na cidade de Goiânia. “É muito importante para a escola e, sobretudo, para a Arquitetura em Goiás o reconhecimento da obra desse arquiteto”.

Com uma longa carreira e atuante na docência desde a fundação do curso na universidade, em 1968, o professor Antônio Lúcio Ferrari destacou sua dedicação pela sala de aula. “Sempre trabalhei e trabalho por vontade, não por dinheiro”, falou. Para ele, é importante o bate-papo com os alunos. “A arquitetura não tem uma verdade, a arquitetura tem verdades. Então tem de se discutir com o aluno para ver o que ele está pensando”, destacou.

Tão antigo de casa quanto Antônio, o professor Fernando Carlos Rabelo, também homenageado e reconhecido por outro ex-aluno [e hoje docente], comparou aniversários: o do primeiro ano do curso da então Escola de Belas Artes ao quinquagésimo da Escola de Artes e Arquitetura. “Quando comecei a universidade não tinha dez anos, agora caminhamos para os 60”, brincou. Entre mudanças no perfil dos alunos, na estrutura da universidade, da área e do curso no Brasil, ele segue tendo uma certeza. “Uma das coisas que eu sabia, além de que seria jogador, é que seria professor”.

As atividades seguiram na Galeria PUC, na Área 3 da universidade, que recebe exposição conjunta com parte da obra dos professores.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.