Homenagem a estudantes de alto desempenho integra programação jubilar

Uma noite de reconhecimentos e de honra. Com a presença de familiares e amigos os 262 graduandos deste semestre na PUC Goiás com maior desempenho acadêmico foram homenageados durante a cerimônia de Mérito Acadêmico, no teatro do Centro de Convenções PUC, o maior teatro do estado. Ao todo, 199 receberam a magna cum laude (com grandes honras, em latim) e 63 foram agraciados com a summa cum laude (com a maior das honras). Eles atingiram coeficiente de rendimento entre 8,5 e 8,9 ou superior a 9,0, respectivamente.

Esta foi a quarta edição da cerimônia em homenagem aos graduandos e conclui a programação de cerimônias do Jubileu de Diamante da universidade, por seus 60 anos de fundação. “Reconhecemos, ao longo desses dias, os estudantes que por aqui passaram. Agora, é o momento especial de reconhecer também os estudantes do presente”, pontou o reitor Wolmir Amado. Sobre a cerimônia, que é uma tradição em instituições centenárias internacionais, o gestor assumiu esperar que seja também um grande incentivo, já que a distinção pode fazer a diferença em seleções acadêmicas e de mercado. “É um incentivo para que eles continuem brilhando e, claro, para incentivarem os demais”.

Pró-reitora de Graduação da universidade, a professora Sonia Margarida Sousa definiu o evento como uma “distinção importante” e um “reconhecimento formal” aos estudantes que por questões diversas se destacaram por seu desempenho ao longo da graduação, sem desmerecer quem não conseguiu entrar para a lista. “É importante porque eles viram um exemplo positivo em um mundo com tantos exemplos negativos”, destacou.

Entre os homenageados da noite, a já quase bacharela em Direito Narúbia Marques, 40, que recebeu a summa cum laude por seu desempenho ao longo deste, que é seu segundo curso de graduação. “Estava na expectativa [pelo reconhecimento]. É importante ter incentivos para seguir”, frisou ela, que assumiu ter se encontrado na área. Recebendo a magna cum laude, a graduanda em Serviço Social Sarah Martins, 21, dedicou o reconhecimento a seus pais e colegas de curso e disse acolher a homenagem com humildade. “Foi impactante saber que estaria aqui. O estudo é algo voltado sempre para adquirir conhecimento, mas receber esse reconhecimento é muito gratificante, mesmo sabendo que somos um grupo privilegiado”, frisou.

Metodologia

A cada semestre, os homenageados são selecionados entre os possíveis formandos de cada curso de graduação que compõe as escolas da universidade. Para a seleção, é calculado o coeficiente de rendimento escolar (CRE), que abrange as notas de todas as disciplinas cursadas até o semestre imediatamente anterior.

Para a obtenção do título magna cum laude (com grandes honras), é preciso ter CRE entre 8,5 e 8,9. Para a summa cum laude (com a maior das honras), é necessário alcançar coeficiente igual ou superior a 9.

Nesta quarta edição, 55% dos estudantes reconhecidos contaram com algum tipo de bolsa, financiamento ou auxílio durante a graduação.

Fotos: Ana Paula Abrão

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.