Grupo de estudos promove seminário de pesquisa sobre infância e adolescência

O Grupo de Estudos Infância, Adolescência e Políticas Públicas realiza nesta quarta-feira, 29, seu primeiro Seminário de Pesquisa, na sala 406 G da Área 1, no Setor Leste Universitário.

A programação, iniciada às 16 horas, segue até 21 horas com a apresentação de trabalhos de participantes de Iniciação Científica (IC), além da transmissão de vídeo sobre o desenvolvimento na adolescência, seguida de debate.

Graduanda do curso de Serviço Social e pesquisadora integrante do grupo desde sua criação, há dois anos, Gleicy Lenes de Carvalho considera o grupo de pesquisa como um dos grandes responsáveis pela nota 10 que recebeu pelo trabralho de conclusão de curso apresentado no último dia 23. “Ingressei no grupo porque queria trabalhar o tema na minha monografia e realmente foi uma grande contribuição. Fizemos muitas leituras e acabei sendo iniciada mais cedo na pesquisa, se comparada aos outros alunos”, explica.

Com o título A política de atendimento a adolescentes na existência social: entre direitos adquiridos e direitos ameaçados, sua pesquisa, que resultou em seu TCC, foi apresentada aos colegas. Nela, a estudante entrevistou 19 adolescentes, seus familiares e profissionais de Centros de Refêrencia de Assistência Social (Cras) e Núcleos de Assistência Social (Nas) da região Leste de Goiânia.

“A partir das entrevistas com os pais, os adolescentes e os profissionais de assistência eu pude analisar que os direitos descritos no ECA não chegam a essa parcela da população”, diz. A pesquisadora indica que atividades são desenvolvidas nos Cras e Nas, mas as ações isoladas não solucionam os problemas sociais enfrentados pelos adolescentes, como falta de acesso à cultura e ao lazer, por exemplo.

Encontros semanais

Ligado ao curso de Serviço Social e ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, ambos da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás, o grupo integra alunos, egressos e pesquisadores ligados ao Serviço Social e áreas correlatas.

Professora responsável pela atividade, Denise Carmen Andrade Neves explica que o grupo tem, em sua maioria, alunos e pesquisadores do Serviço Social, mas é aberto a qualquer acadêmico que se interesse pela temática. “Trabalhamos muito com a formação dos participantes”.

O seminário é a penúltima atividade do grupo neste semestre. Os participantes retornam em dezembro para um balanço. As atividades serão retomadas no início do próximo semestre, com encontros semanais e abertos a interessados.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.