Gastronomia aprende sobre o uso de plantas não convencionais

Com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes de Gastronomia e de outras áreas para o uso das PANCS – Plantas Alimentícias Não-Convencionais para a promoção de segurança alimentar e nutricional, o curso de Gastronomia realiza live durante o 6º Circuito Ciência em Casa, no próximo dia 15, às 19 horas, no YouTube da PUC Goiás, com o doutor Alcyr Viana.

Ele é doutorado em Educação pela PUC Goiás e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) nos cursos de técnico em cozinha e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Com experiência na área de Educação e Gastronomia, ele passou a pesquisar a PANCS dentro da gastronomia e da economia com enfoque na alimentação da população mais carente. Além disso, Alcyr é autor dos livros PANC na cozinha vegana, Gastronomia vegana para eventos e Violência escolar e formação ética.

“Escolhemos como tema estas plantas porque podem atender uma demanda muito grande de pessoas e as vezes estão na sua casa, no seu quintal”, explica a coordenadora do curso de Gastronomia, profa. Cristiane Souza. Para ela é muito importante que os futuros gastrólogos compreendam como funcionam as panks, aprendam a identifica-las e usá-las. “Porque as vezes ele vai fazer algum trabalho extra e vai numa comunidade carente e não precisa comprar enlatado, abrindo saquinho, tendo alimentos que não são nutritivos. Muito vezes no próprio quintal da casa deles, eles têm várias PANCS.”

A programação da Gastronomia integra a da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, que está disponível aqui. O 6º Circuito Ciência em Casa, realizado de 8 a 20 de abril, apresenta uma ampla gama de atividades, incluindo 136 lives e mais de 200 palestrantes convidados, com o intuito de enriquecer o aprendizado dos estudantes da PUC Goiás. Além disso, os participantes receberão certificados de horas complementares. As atividades ocorrem no contra turno das aulas e estarão acessíveis posteriormente para consulta.