Folclore e herança cultural do Cerrado marcam exposição da PUC na Pecuária

Sabe aquelas mobílias antigas, relíquias de família, que só encontramos expostas em museus, feiras de antiguidade, ou nas casas dos avós ou bisavós?! Os visitantes que comparecerem à 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, no pavilhão da PUC, terão a oportunidade de fazer essa imersão no passado, encontrar as raízes rurais e contemplar a riqueza do Bioma Cerrado.

Neste contexto, a universidade expõe, na Pecuária de Goiânia, materiais de agropecuária, provenientes do Museu Rural, da SGPA; o acervo zoológico da PUC (composto por animais taxidermizados oriundos do Instituto do Trópico Subúmido/Memorial do Cerrado), além de alguns mobiliários e utensílios do mundo rural citados anteriormente, tais como, fogão à lenha, baú de madeira, filtro de barro, cantoneira, panela de ferro, pilão, cangalha, entre outros.

Diretor do ITS/Memorial do Cerrado, José Rubens Pereira, faz um convite para toda a comunidade prestigiar a atração, que é recomendada para todas as idades: o espaço ficará aberto para visitação até o dia 14 de agosto, das 8h às 18 horas. “Vocês vão conhecer curiosidades interessantes do final do século XVIII e início do século XIX: será uma visita excelente, tenha a certeza de que você se sentirá no passado, diante de tudo que aconteceu na ocupação de Goiás”, instiga.

Muito mais do que contemplar os objetos, os visitantes terão a oportunidade de receber informações sobre os materiais expostos. Esse trabalho é feito pelos estudantes dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia, que atuam como monitores no evento, para direcionar a visita e explicar assuntos relacionados à ecologia e cultura do Cerrado.

Para as acadêmicas do curso de Zootecnia, Júlia de Moura Ávila e Yuli Cristina de Paula, o evento é uma oportunidade para partilhar informações sobre utensílios antigos que elas não tiveram contato, mas sabem seu funcionamento pelo fato de estudarem o assunto e compreenderem que a tecnologia evolui ao longo da história. “É uma experiência além da sala de aula e esse contato com a comunidade possibilita a prática do conhecimento teórico, que tanto precisamos”, ressaltaram.

O trabalho do ITS foi apreciado pela pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia de Alencar Santana, que visitou a exposição na manhã desta sexta-feira, 5 de agosto. “A extensão é o trabalho que a universidade realiza por fora dos seus muros, por meio da ação social. Receber as escolas, as famílias, todos os organizadores e a comunidade inteira para erguer esse evento e mostrar para eles um pouco da nossa ação cotidiana, extensionista, é muito importante. Estamos para somar e contribuir ao sucesso de mais uma edição da Exposição Agropecuária do Estado”, refletiu.

No dia 15 de agosto, ao longo do dia, o ITS irá distribuir 100 mudas de espécies nativas do Cerrado.