Festcine Goiânia é aberto com homenagem a Luiz Eduardo Jorge

Em noite especial, o 8º FestCine Goiânia foi aberto na última terça-feira, 18, no Centro Cultural Goiânia Ouro. O festival retorna suas atividades após cinco anos, iniciando sua programação com a mostra em homenagem ao cineasta Luiz Eduardo Jorge, falecido em maio. Reconhecido por seu trabalho dentro e fora do Brasil, o documentarista contribuiu por mais de três décadas com a PUC Goiás como docente em diversos cursos e pesquisador ligado ao Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA).

“Retornamos com essa homenagem ao nosso grande amigo Luiz Eduardo Jorge, cineasta infelizmente falecido recentemente. É um documentarista que tem 26 filmes, com 60 premiações nacionais e internacionais. Selecionamos os 10 filmes mais premiados de sua carreira para mostrarmos sua obra, até o dia 31. Nós estamos realmente muito felizes em mostrar o trabalho dele”, afirma a diretora geral do festival, Débora Tôrres. “Ele acabou deixando um legado, um acervo que agora precisa ser preservado e divulgado e queria muito ter feito essa mostra”, lembra sua companheira, Elianda Arantes, também professora da universidade. Além de ser homenageado com a mostra, que conta com programação diária e gratuita, até o final do mês, o cineasta também passa a dar nome ao cinema e teatro do centro cultural municipal. A placa foi descerrada durante a abertura oficial.

Familiares, amigos, colegas e apreciadores da obra do cineasta prestigiaram a abertura e assistiram ao curta Krahö, os filhos da terra. No público, representantes da etnia Krahö. “O filme foi de suma importância. Por meio dele, o povo brasileiro pôde perceber que ali vivia um povo que precisava de ajuda, tanto na saúde e em vários aspectos. Após o filme, que foi como um grito de socorro para o nosso povo, muita coisa mudou. Nunca vamos nos esquecer de um professor e pesquisador que pesquisou o nosso povo, fez os brasileiros se lembrarem da gente”, enfatiza Tais Tôcuhtô Krahö. Durante sua pesquisa, Luiz Eduardo Jorge foi batizado como Pohklroc Krahö.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.