Evento interdisciplinar mistura debates e experiências artísticas na universidade

Encontros para debater direitos humanos utilizando linguagens artísticas como suporte: essa é a proposta da Iniciativa Politeia, criada em conjunto pro professores dos cursos de Direito, História e Relações Internacionais da PUC Goiás. O primeiro evento foi realizado nesta quarta-feira, 4, tendo como tema principal Violência e Direitos Humanos, no Teatro PUC, no Câmpus V.

A linguagem da vez, foi o teatro, com a peça Baseado na vida: a saga de João de Santo Cristo, do Grupo de Teatro Arte & Fatos, da Coordenação de Arte e Cultura (CAC). A apresentação foi a estreia oficial da peça na universidade. “É um texto que escrevi há muito tempo e que estava guardado. No momento atual do Brasil, percebi que poderia atualizar questões e teríamos algo ainda muito contemporâneo”, explica o dramaturgo e diretor do grupo, Danilo Alencar. O espetáculo é inspirado na composição de Renato Russo: Faroeste Caboclo, música que ganhou o país com o Legião Urbana. A obra tem o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia e está sendo apresentada em escolas e espaços públicos, de forma gratuita. Nos dias 7 e 8 de novembro, o espetáculo será aberto ao grande público com apresentações no Teatro Sesc.

Novas formas de dizer

Para o professor Danillo Alarcon, coordenador do curso de Relações Internacionais, o objetivo é congregar a comunidade acadêmica em debates mais livres dos cânones teóricos. “Queremos que os alunos vejam de um jeito diferente essas questões, trazendo novas abordagens”, explica.

Um dos idealizadores, o professor Cleiton Ricardo das Neves comenta o novo formato, que é uma variação dos debates que já foram feitos pelo grupo, sempre utilizando mostras de filmes como recurso. “É uma forma lúdica de contato, uma ponte entre a teoria e a práxis. Também possibilita múltiplos enfoques para o debate”, defende.

A intenção é que os encontros ocorram ao menos semestralmente, utilizando diferentes linguagens artísticas como o teatro, a dança, a pintura, a poesia e a música. A ação deve atingir diferentes espaços da universidade, não ficando restrito aos acadêmicos dos três cursos.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.