Evento discute estratégias para evitar suicídios

Discutir estratégias para prevenção dos suicídios entre crianças e adolescentes. Este foi o desafio do I Simpósio Goiano de Atenção a Criança e ao Adolescente: Um Olhar Atento à Ideação Suicida, organizado pelo Centro Acadêmico de Psicologia da PUC Goiás e o Capsi Água Viva, único especialista em crianças e adolescentes em Goiânia. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 29, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da universidade.

A programação reuniu profissionais e estudantes da área da saúde e teve como grande destaque a presença da Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, professora Maria Júlia Kovacs, da Universidade de São Paulo. Ela falou sobre o trabalho que realiza em um núcleo específico para estudos sobre a morte. O objetivo foi preparar os profissionais para lidar com os desafios das famílias com crianças e adolescentes com ideação suicida.

“Nós buscamos trazer esse debate para a universidade e pensar em como formas de manejo e prevenção”, explicou Edvaldo Junio da Silva, do Centro Acadêmico e um dos idealizadores do evento. Ele falou da importância de divulgar para as famílias os sinais que podem mostrar um possível risco suicidas, como isolamento, mudança de comportamento. “Nestes casos, a família precisa buscar ajuda de um profissional de saúde, de um psicólogo”.

Além da palestra, também foram realizadas rodas de conversa com representantes dos conselhos regionais de Psicologia, Medicina e Enfermagem sobre a questão ética no atendimento do suicídio e  depois sobre a rede de assistência oferecida pelo serviço público na capital.

 

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.