Estudantes de Ciências Contábeis prestam assistência à comunidade

Teve início na manhã deste dia 14, no pátio do Câmpus V, a iniciativa do curso de Ciências Contábeis que consiste em oferecer serviços gratuitos de assistência social à comunidade interna, externa e local, relativos a verificação da regularidade do CPF, avaliação das Declarações de Imposto de Renda (IR) e até mesmo elaboração destas, além de orientações sobre MEI (microempreendedor individual).

A inciativa segue nesta terça-feira nos 3 turnos, visando o atendimento da maior quantidade possível de interessados. Para tanto, haverá revezamento de monitores e professores. Nos dias 23 e 24, durante a Jornada da Cidadania, no Câmpus II, serão oferecidos os mesmos serviços, também em período integral.

Presente no evento representando o Conselho Regional de Contabilidade, o professor José Gilmar Carvalho de Brito enfatizou que a declaração do IR é um fator de cidadania porque promove a prestação de contas da pessoa física ao governo brasileiro.

Em seguida, o conselheiro destacou que o caráter filantrópico da ação atribui ainda mais importância ao trabalho desenvolvido pela PUC Goiás, que, a seu ver, deveria ser replicado por outras instituições de ensino.

Outro dado trazido pelo conselheiro e professor é a possibilidade de se fazer destinação de renda, pela declaração do IR, à pessoas que estão vivendo em situação calamitosa, como se vê no Rio Grande do Sul: “Nós conclamamos aos contadores que expliquem aos contribuintes sobre essa possibilidade para que seja feita essa destinação aos nossos irmãos que padecem dos estragos causados pela tragédia que assola o RS”, adita.

Acompanhando a movimentação do projeto, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Elizabeth Vieira Porto Pereira, conta que, executada pela primeira vez, um dos objetivos da iniciativa é estimular o estudante a praticar o conhecimento adquirido na graduação: “Nosso estudante vai fazer o atendimento dentre aqueles serviços que oferecemos e o nosso cliente, que é a comunidade, vai ter acesso a uma prestação de serviço de qualidade e sem custo. Essa é uma forma de a gente mostrar para a sociedade que estamos dispostos a ajudar e orientar”, explica.

Acadêmico do curso de Ciências Contábeis na modalidade EaD, Wesley Moreira Martins, considera que o projeto ensinou muito: “Eu aprendi a fazer declaração de IR durante os treinamentos para os atendimentos e a gente espera fazer muitas declarações e entregar um serviço de qualidade”, manifesta.

Wesley conta que se inscreveu para participar também dos atendimentos que serão feitos nos próximos dias 23 e 24, durante a Jornada da Cidadania: “É muito gratificante oferecer esses serviços de forma gratuita para a população”, refere.

O público estimado para atendimento hoje, 14, é de cerca de 200 pessoas.

Foto: Wagmar Alves

Fotos: Wagmar Alves

 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.