Estudantes da PUC criam higienizadora de produtos

Finalista de concurso voltado para inovação na área de saúde, o projeto de uma higienizadora foi desenvolvido por estudantes em busca de soluções para facilitar a vida da sociedade na pandemia do novo coronavírus. A Higisave, como foi batizada, foi criada pelos estudantes de Engenharia da PUC Goiás, Enzo Francesco de Cicco e Camila Garavella, e do pós-graduando em Manutenção Industrial do Senai, Igor dos Santos.

O projeto foi escolhido entre os 5 melhores apresentados no 1º Ideathon IPE Lab – Soluções Inovadoras em Prototipagem para Saúde da UFG. No total participaram 53 projetos. A etapa final foi realizada em agosto.

Iniciativa própria dos estudantes, segundo Enzo, a higienizadora surgiu da necessidade de higienizar sistematicamente todos os itens, objetos e alimentos, que entram em casa para evitar a propagação da Covid-19. “A ideia surge de uma questão prática do cotidiano: o risco de contaminação decorrente do cansaço e da falta de tempo para realizar a higienização completa e correta dos produtos”.

O grupo criou um novo aparelho de uso doméstico sempre visando a maneira mais democrática da produção à montagem para atingir a maior parcela da população possível. A higienizadora limpa alguns produtos a partir de uma pequena bomba elétrica que asperge o líquido sanitizante em seu interior, onde se encontram os objetos.

O projeto reduz o tempo gasto para a higienização – feita pela máquina – e mantém a saúde da pele das mãos, pelo menor contato com o líquido de limpeza. Enzo explica que o formato, por ser de fácil montagem, será apresentado para o setor industrial com o propósito de levar a tecnologia para a população.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.