Estudantes mostram como a Psicologia pode reinventar a educação

Uma iniciativa com o intuito de mostrar os desafios que futuros profissionais irão enfrentar no campo da educação escolar, além de enaltecer a relevância da atuação do psicólogo nas escolas. Esse é o mote da roda de conversa sobre Psicologia e Educação: práticas e desafios, atividade supervisionada pela docente do curso de Psicologia da PUC Goiás, profa. Juliana Hannum e organizada pelas alunas da disciplina de Estágio Básico 1, que realizaram um trabalho de intervenção em escolas da capital goiana. O primeiro encontro para partilha de experiências ocorreu na manhã desta segunda-feira, 20, no Plenário da Sociedade Goiana de Cultura (SGC) com a presença de palestrantes convidados pelas acadêmicas.

De acordo com as discentes Daniela Acipreste e Simone Cristina Nienke Prado, do 5º período do curso de Psicologia, a disciplina estudada neste semestre mescla aulas práticas e teóricas, com visitas técnicas a escolas locais. Nesse contato, elas realizam um levantamento, apuram informações gerais sobre a quantidade de estudantes, disciplinas, cronograma de aulas, além de avaliar o comportamento dos alunos e a relação do professor com eles.

Para Daniela, a experiência possibilitou uma nova visão sobre a Psicologia Escolar, mostrando um leque de oportunidades para atuação profissional. Simone já observou que a prática complementou toda a teoria estudada nos últimos meses: “conseguimos enxergar que nós aprendemos atuando”, relatou. Essa atividade prática foi a primeira experiência de estágio das estudantes, que ainda vão cursar a disciplina de estágio curricular nos próximos períodos.

Um dos profissionais convidados para participar da roda de conversa foi o idealizador e diretor da Interschool Brasil, Fernando Rassi Nader, que partilhou com as estudantes sua visão de educação e a filosofia da escola, que tem a missão de educar indivíduos para a vida. “Focar no desenvolvimento pessoal é o mais importante. É a mola propulsora das outras inteligências, a inteligência emocional. Assim a criança pode desenvolver suas habilidades de forma saudável para vir para a sociedade e fazer a diferença”, argumentou. Ele também refletiu sobre como o modelo de educação atual adoece crianças e adolescentes, pressionados a alcançar resultados. Para o empreendedor, a Psicologia tem o papel transformador de desenvolver as pessoas, de forma que se sintam felizes com o caminho escolhido.

Para a docente da disciplina, profa. Juliana Hannum, a roda de conversa é um momento significativo para mostrar às estudantes a relevância da educação e do psicólogo escolar dentro desse contexto. “Elas pensaram no evento, planejaram, desenvolveram e conseguiram colocar em prática todo esse planejamento”, pontuou. Ela ressaltou o dinamismo de atuação do psicólogo escolar, que tem um cotidiano cheio de desafios, pois precisa pensar a coletividade, além de trabalhar com outros profissionais escolares lidando com as demandas do campo.

Mais dois encontros que integram a programação da roda de conversa ocorrem no dia 22, das 18h às 22 horas, e dia 30 deste mês, das 8h às 12h30, na Plenária da Sociedade Goiana de Cultura (SGC).



Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.