Escola Segura recebe denúncias de ameaças e ataques em escolas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações sobre ameaças e ataques contra as escolas e universidades, chamado Escola Segura.

As informações devem ser encaminhadas para o site https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura, onde consta um formulário eletrônico para envio da denúncia.

É importante ressaltar que não é exigida a identificação do denunciante. Todas informações enviadas serão mantidas sob sigilo para segurança de todos.

Orientações gerais

Para facilitar a apuração do caso, o MJSP orienta que o denunciante insira o máximo de informações no formulário. No campo Página da internet deve-se informar a URL (endereço eletrônico) da postagem e, no campo Comentário, é sugerido mencionar o município, estado, escola da denúncia e mídia social de origem da ocorrência.

Em caso de emergência, a sugestão é entrar em contato imediato no telefone 190 ou com a delegacia mais próxima.

Comunicado oficial da PUC

Em comunicado oficial destinado à comunidade acadêmica, disponível neste link, a PUC Goiás informa que está acompanhando com cuidado as mensagens relacionadas à violência nas escolas e as ameaças que circulam nas redes sociais.

Ao mesmo tempo, ressalta que monitora a situação em sintonia com as autoridades públicas e mantém sua plataforma de segurança em alerta. A instituição também disponibiliza sua Ouvidoria para apurar denúncias. As informações podem ser enviadas nesta página: pucgoias.edu.br/ouvidoria

Não compartilhe fake news

Por outro lado, o documento também chama atenção sobre o perigo de compartilhar boatos ou fake news que alimentam o pânico e prejudicam a convivência.

Coordenadora do curso de Psicologia da PUC e doutora em Psicologia pela Université Paris Descartes, Sorbonne, França,  a profa. Lila Spadoni descreve que esse fenômeno de “enlouquecimento de massas” foi descrito por Gustave Le Bom, no século XVIII e se intensificou na atualidade com a popularização do acesso à internet, devido à propagação de fake news que provocam o medo coletivo.

“Por isso, é importante não espalhar esses boatos, pois eles afetam a saúde mental dos indivíduos, provocando ansiedade”, alerta.