Escola Segura recebe denúncias de ameaças e ataques em escolas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações sobre ameaças e ataques contra as escolas e universidades, chamado Escola Segura.

As informações devem ser encaminhadas para o site https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura, onde consta um formulário eletrônico para envio da denúncia.

É importante ressaltar que não é exigida a identificação do denunciante. Todas informações enviadas serão mantidas sob sigilo para segurança de todos.

Orientações gerais

Para facilitar a apuração do caso, o MJSP orienta que o denunciante insira o máximo de informações no formulário. No campo Página da internet deve-se informar a URL (endereço eletrônico) da postagem e, no campo Comentário, é sugerido mencionar o município, estado, escola da denúncia e mídia social de origem da ocorrência.

Em caso de emergência, a sugestão é entrar em contato imediato no telefone 190 ou com a delegacia mais próxima.

Comunicado oficial da PUC

Em comunicado oficial destinado à comunidade acadêmica, disponível neste link, a PUC Goiás informa que está acompanhando com cuidado as mensagens relacionadas à violência nas escolas e as ameaças que circulam nas redes sociais.

Ao mesmo tempo, ressalta que monitora a situação em sintonia com as autoridades públicas e mantém sua plataforma de segurança em alerta. A instituição também disponibiliza sua Ouvidoria para apurar denúncias. As informações podem ser enviadas nesta página: pucgoias.edu.br/ouvidoria

Não compartilhe fake news

Por outro lado, o documento também chama atenção sobre o perigo de compartilhar boatos ou fake news que alimentam o pânico e prejudicam a convivência.

Coordenadora do curso de Psicologia da PUC e doutora em Psicologia pela Université Paris Descartes, Sorbonne, França,  a profa. Lila Spadoni descreve que esse fenômeno de “enlouquecimento de massas” foi descrito por Gustave Le Bom, no século XVIII e se intensificou na atualidade com a popularização do acesso à internet, devido à propagação de fake news que provocam o medo coletivo.

“Por isso, é importante não espalhar esses boatos, pois eles afetam a saúde mental dos indivíduos, provocando ansiedade”, alerta.

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.