Enfrentamento da violência sexual contra criança e adolescente mobiliza cursos de graduação

Um problema antigo e presente no Brasil desde o Período Colonial/ Escravocrata e que, no final dos anos 60 do século XX, passou a ser mais olhado: a violência sexual é uma violação aos direitos da criança e do adolescente. Analisando todo o contexto histórico sobre o tema, em uma iniciativa conjunta entre os cursos de graduação em Psicologia, Pedagogia e o Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a PUC Goiás realizou nesta quarta-feira, 22, no auditório da Área 4, o 1º Simpósio sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No turno matutino, o destaque da programação foi uma mesa-redonda com a presença de professores que atuam na promoção dos direitos da criança e a do adolescente em Goiás: a psicóloga do Núcleo de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde de Goiânia, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Cida Alves; a membro do Comitê Latino-Americano do 3º Congresso sobre Tráfico de Pessoas, Migração, Gênero e Direitos Humanos, Maria Luiza Moura de Oliveira e o docente do curso de Psicologia e representante do Fórum, Joseleno dos Santos (foto).

O prof. Joseleno pontuou alguns marcos históricos que pontuam os 25 anos de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, entre eles, a Constituição Federal de 1988, que coloca a criança e o adolescente como sujeito de direitos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990 – documentos fundamentais que ressaltam a criança como um ser em desenvolvimento, em um momento especial da vida.

“Temos um conjunto de legislações que vieram sendo formuladas e desenvolvidas basicamente a partir dos anos 80 e 90, que coincidem com um período em que a sociedade brasileira e movimentos organizados começaram a se debruçar para ver qual o tipo de violência cometida contra a criança e nesses tipos, a violência sexual se colocou como uma das mais perversas. Queremos refletir sobre a caminhada que fizemos até aqui e em qual direção precisamos caminhar para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil”, refletiu o palestrante, juntamente com as colegas de mesa.

A discussão foi mediada pela profa. Rita de Cássia Carvalho, docente da Pedagogia e contou com a participação de gestores dos cursos envolvidos, alunos, docentes e também de representantes da extensão. O evento também é uma alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no último dia 18 de maio em todo o país.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.