Enfermagem discute uso abusivo de álcool

O curso de Enfermagem realizou nesta terça-feira, 5, discussão sobre o uso abusivo de álcool e de outras drogas no ambiente universitário. No auditório da Área 2 da PUC Goiás, alunos do curso e da disciplina de Saúde Mental ouviram as palestras das professoras Iracema Gonzaga e Paula Lídia e do psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Wesley Assis.

A professora Maria Salete Pontieri disse que o evento surgiu das discussões, em sala de aula, sobre a dependência química. “São muitos comportamentos que são gerados no meio universitário, entre jovens. Muitas pesquisas apontam o uso abusivo nas festas em todo o Brasil e no mundo inteiro, com um padrão de se beber muito em um único evento”, explica ela.

Muitas vezes este problema acontece em ambientes fora da universidade, mas com o envolvimento com colegas, em festas promovidas pelas turmas. “Há abuso de bebidas e de outras drogas, que causam dependência e comportamentos de riscos”, explica ela. Com a discussão, ela acredita que é possível fazer uma reflexão, sem ideia punitiva ou repressiva, sobre a importância da consciência e do compromisso com a vida nestes momentos.

A aluna Carolina Lousa, do curso de Enfermagem, afirma que o excesso de bebida é de realidade dos universitários, com muitas ofertas e possibilidades. “Você vem para a universidade com objetivo de estudar e é importante ter isso em mente”, afirmou ela.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.