Encontro reúne historiadores do Brasil na PUC

O Encontro Regional de História, evento bianual promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH) para profissionais da área de todo o Brasil, está sendo realizado na PUC Goiás e integra a programação do Ciência em Casa da universidade. Com eventos presenciais e online, a programação aborda o tema Vulnerabilidade da democracia e o papel da história como profissão no século XXI.

Aberto oficialmente na noite do dia 2, o Encontro contou com a participação presencial e virtual de estudantes da graduação e da pós-graduação em História, dos professores da rede municipal de História e dos membros da Anpuh.

A conferência de abertura foi ministrada pelo presidente da Anpuh, o prof. dr. Valdei Lopes de Araújo, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades. Ele falou da relevância do evento no momento histórico de crise no Brasil e no mundo. “Os historiadores têm papel fundamental para enfrentar essa conjuntura de crise e lutar pelo fortalecimento da democracia”, explicou. Ele disse ainda da necessidade crescente de produzir história de forma coletiva nos meios acadêmicos.

Mesa de abertura do Encontro de História (Foto: Ana Paula Abrão)

O evento foi aberto pela profa. dra. Eliane Martins de Freitas (UFCAT), vice-presidente da Anpuh Secção Goiás, pela coordenadora do Mestrado em História na PUC Goiás, profa. dra. Thais Marino, o coordenador da graduação em História, prof. me. Ivan Vieira e da professora Patrícia Silva, do Coletivo de Professores de História de Goiânia.

Segundo a Eliane Freitas, o evento mostrou potencial com engajamento durante toda a programação do primeiro dia. “Depois da regulamentação do ofício de historiador, é uma oportunidade para dialogar com a história do Brasil e com a atualidade”.

Para a profa. Thaís Marinho, o evento é muito importante para a organização dos professores no estado. “Este evento também é uma convocação para historiadores e historiadoras venham participar da Anpuh e produzir história em Goiás. Queremos qualificar nosso programa e promover a integração com temas atuais”, afirmou Thaís. A programação do evento continua até quarta-feira, 4 de maio, com transmissão no YouTube da Anpuh.

Fotos: Ana Paula Abrão