EFPH programa uma série de eventos para o ‘6º Circuito Ciência em Casa’

O ‘6º Circuito Ciência em Casa’, que será promovido pela Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás terá início nesta segunda-feira, 08, às 19h, com uma mesa redonda via Youtube que explorará a temática ‘Educação, inclusão, desafios e caminhos para uma sociedade livre de violência’ com dois expositores: os professores Eduardo Brasileiro de Carvalho, da PUC MG e Patrícia Espíndola de Lima Teixeira da PUC RS. A mediadora será Poliana Rosa Ribeiro, professora do curso de Pedagogia da PUC Goiás.

No próximo dia 11 de abril, quinta-feira, o Programa de Pós-Graduação em Educação vai promover uma série de eventos simultâneos a partir das 19h pela Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH). Organizados pela professora Bianka Carneiro Leandro, ocorrerão apresentações pela plataforma Teams que darão direito a certificado de 4h e que consistirão em relatos de experiências dos seguintes subprojetos:

1. docência, pesquisa e projetos educativos em letramento e enumeramento (Pibid);
  2. docência, pesquisa e projetos educativos em ciências humanas, sociedade e cultura da residência pedagógica da PUC Goiás;
  3. docência, pesquisa e projetos educativos em espaço, tempo, quantidades, relações e transformações da residência pedagógica da PUC Goiás;
  4. conteúdos e metodologias ativas em letramento e numeramento do Pibid da PUC Goiás;
  5. conteúdos e metodologias ativas em ciências da natureza do Pibid da PUC Goiás;
  6. conteúdos e metodologias ativas em linguagens e suas tecnologias do Pibid da PUC Goiás;
  7. conteúdos e metodologias ativas em espaço, tempo, quantidades, relações e transformações do Pibid da PUC Goiás;
  8. docência, pesquisa e projetos educativos em corpo, gestos e movimentos da Residência Pedagógica da PUC Goiás;
  9. conteúdos e metodologias ativas em ciências humanas do Pibid da PUC Goiás.

A programação da EFPH prossegue no dia 16 de abril, terça-feira, a partir das 19h, dessa vez, com evento voltado para o curso de graduação em História, que será uma oficina de introdução à Paleografia de documentos históricos da América Portuguesa, organizado pelo professor Hugo Rincon Azevedo, e que contemplará uma palestra da professora Simone Cristina Schmaltz de Rezende e Silva, egressa da PUC Goiás, pela plataforma Teams. A participação dará direito a certificado de 3h.

Por fim, no dia 18 de abril, quinta-feira, a partir das 20h, a EFPH promoverá uma palestra com o tema ‘Ambientes inclusivos: uma contribuição da análise do comportamento’, organizada pelos professores Ráquia Rabelo (Pedagogia), Hugo Rincon (História) e Marco Túlio Urzêda (Letras – Inglês e Português), que será proferida pelo psicólogo Bruno Martins Pontes, egresso da PUC Goiás, também pela plataforma Teams. A participação dará direito a certificado de 3h.

A diretora da EFPH, professora Rosemary Francisca Neves da Silva, destaca que o ‘6º Circuito Ciência em Casa’ objetiva enriquecer culturalmente toda a comunidade acadêmica, convidada a participar de uma programação diversificada, composta de minicursos, mesas redondas e palestras.

Cuidadosamente planejadas em colaboração com os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, as atividades permitem que esse esforço conjunto garanta uma participação inclusiva e uma variedade de perspectivas em cada discussão, de acordo com a professora.

Ainda de acordo com Rosemary, os temas discutidos este ano serão: educação, sociedade, existência, espiritualidade, exclusão, cidadania, humanidade e solidariedade, pautas que entende proporcionar reflexões essenciais na atualidade.

Outro aspecto muito importante lembrado pela diretora da EFPH é o fato de a participação no evento ser livre e acessível a todos, totalmente gratuito. Na oportunidade, a professora fez um convite: “Convidamos calorosamente toda a comunidade acadêmica, inclusive, de outras instituições de ensino superior para se juntar a nós nesse momento de construção e compartilhamento do conhecimento e desejamos que o ‘6º Circuito do Ciência em Casa’ seja um espaço de diálogo, aprendizado e conhecimento para todos os envolvidos, para que possamos aproveitar ao máximo essa oportunidade de expandir nossos horizontes intelectuais e também fortalecer os laços que unem a nossa comunidade acadêmica e nossa sociedade como um todo”.