Educação e missão evangelizadora

Dom João Justino, professor com doutorado em Roma, terá uma tarefa importante na educação. Entre as funções do seu mandato estão os cargos de presidente da Sociedade Goiana de Cultura, mantenedora da PUC Goiás, e grão-chanceler da universidade. “Este é um espaço importantíssimo da igreja para a sociedade e farei isso contando com os servidores da universidade”, afirmou dom João Justino durante coletiva para a imprensa, realizada antes da posse canônica.

Durante a homilia citou nominalmente a professora Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás, assim como os reitores da Universidade Federal de Goiás, Angelita de Lima, e Universidade Estadual de Goiás, Antonio Cruvinel. “Eu venho deste ambiente e neste momento presido a comissão episcopal para cultura e educação da CNBB. Quero ter a melhor relação possível”, disse.

Confira aqui um especial sobre a trajetória de Dom João Justino na educação.

Está no planejamento do novo arcebispo visitas à PUC Goiás, onde se encontrará com a reitora e os pró-reitores para conhecer os desafios e ajudar a construir soluções, em especial à realidade da educação durante a pandemia. “A igreja serve a sociedade procurando oferecer uma universidade de excelência, mas a igreja também recebe da universidade pela pesquisa, pelo ensino e pelos que atuam no âmbito universitário contribuições muito preciosas”.

Dom João durante a posse canônica (Foto: Ana Paula Abrão)

Trago minhas mãos abertas para estendê-las a quem aceitar minha companhia na missão que nos foi confiada. Especialmente as ofereço à Pontifícia Universidade Católica, marco da presença do evangelho no diálogo com a cultura e a ciência, fundamental dispositivo para o serviço em setores especializados onde o encontro com os diferentes profissionais qualifica o serviço da Igreja nas suas muitas contribuições à sociedade brasileira.

Dom João Justino

Dom João ressaltou ainda a importância da instituição para o projeto de evangelização da igreja. “O zelo pela educação está profundamente ligado ao zelo da igreja pelo amadurecimento de cada pessoa. Investir na educação aproxima a igreja de promover a pessoa humana, há laços profundos entre a missão evangelizadora e a educação”.

Presente à cerimônia da posse, professora Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás falou da alegria e expectativa em receber o novo arcebispo e chanceler da universidade. “Dom João chega com uma experiência muito importante como educador, como professor, uma formação bastante ampla que inclui a Pedagogia na sua graduação, para além da sua formação filosófica, teológica e sociológica. Uma experiência muito importante como professor e como responsável pela formação de seminaristas durante muito tempo. Para nós, é uma honra e uma alegria poder contar com um pastor com um diálogo já bastante qualificado na área da educação e também do ensino superior”, afirmou ela, acompanhada do corpo de pró-reitores da PUC e dos diretores das escolas.

Professora Olga durante recepção ao novo arcebispo (Foto: Weslley Cruz)

O secretário geral da Sociedade Goiana de Cultura, professor Wolmir Amado, também esteve presente à cerimônia e falou dos desafios de dom João em sua nova caminhada episcopal. “Passamos por muitas pessoas, o projeto, as instituições e sobretudo a missão, que a rigor é missão de Cristo, ela se prolonga na história dos séculos e continua pelo tempo”, testemunhou ele. Wolmir Amado lembrou ainda a importância de ter como pastor alguém com experiência na educação. “Será bom para as escolas católicas e para universidade, mas também para Goiânia e Goiás, a liderança maior conheça de dentro o mundo da educação”

Fotos: Ana Paula Abrão