Direitos Humanos na obra de Graciliano Ramos

O encontro do direito com a literatura: foi assim a escolha do tema da live do Grupo de Pesquisa em Estado e Políticas da PUC Goiás, que integra a programação do Ciência em Casa. Com o tema  Pensar os Direitos Humanos através da literatura: a literatura da seca, da fome e da violência na obra de Graciliano Ramos, a palestra será realizada nesta segunda-feira, 10, às 19 horas, no canal da universidade no YouTube (clique aqui para assistir). 

“O direito ‘na’ e  ‘através da literatura’ tende a humanizar, tornar crítico o olhar jurídico e proporcionar direitos humanos menos desiguais e mais igualitários “, afirma a profa. dra Eliane Romeiro Costa, que coordena o grupo e o projeto de pesquisa em Direitos Humanos, Cidadania e Literatura. Além dela, participam do evento a dra. Fernanda de Paula Ferreira Moi, docente da PUC Goiás e da UFG, e o mestre Victor Agapito, pesquisador de Direitos Humanos. Os três vão analisar as obras do autor alagoano, Vidas Secas, Cangaços e Memórias do Cárcere. 

Segundo Eliane, o evento busca mostrar a questão social presente na obra de Graciliano Ramos a partir da realidade no sertão brasileiro. “Em Vidas Secas temos personagens espoliados pela fome, pela aridez do sertão, sem esperança e sem proteção”, explica.

Já em Cangaços, o autor expõe uma sequência de violência de uma ordem social que favorece a desigualdade e mostra como sertanejos e severinos vivem em uma condição de subsistência.  No livro Memórias do Cárcere, publicado postumamente, o autor faz referência ao tempo de prisão. 

A escolha de Graciliano Ramos para ilustrar a discussão sobre Direitos Humanos foi baseada  na literatura regionalista do autor, que retratou o sertão braisleiro das décadas de 1930 e 1940. Mas como isso repercute no Brasil de hoje é o que buscarão responder os palestrantes durante o debate. Para Eliane, idealizadora do evento, a obra de Graciliano Ramos nos chama para observar uma realidade muito desigual. “Vemos a ausência de políticas públicas e sanitárias que levam à essa desigualdade”, explica. 

O Grupo de Pesquisa em Estado e Políticas da PUC Goiás realiza no dia 17 outro evento na programação do Ciência em Casa. Em palestra no YouTube da universidade, o grupo discute Direitos Humanos e o princípio do retrocesso social.