Direitos Humanos na obra de Graciliano Ramos

O encontro do direito com a literatura: foi assim a escolha do tema da live do Grupo de Pesquisa em Estado e Políticas da PUC Goiás, que integra a programação do Ciência em Casa. Com o tema  Pensar os Direitos Humanos através da literatura: a literatura da seca, da fome e da violência na obra de Graciliano Ramos, a palestra será realizada nesta segunda-feira, 10, às 19 horas, no canal da universidade no YouTube (clique aqui para assistir). 

“O direito ‘na’ e  ‘através da literatura’ tende a humanizar, tornar crítico o olhar jurídico e proporcionar direitos humanos menos desiguais e mais igualitários “, afirma a profa. dra Eliane Romeiro Costa, que coordena o grupo e o projeto de pesquisa em Direitos Humanos, Cidadania e Literatura. Além dela, participam do evento a dra. Fernanda de Paula Ferreira Moi, docente da PUC Goiás e da UFG, e o mestre Victor Agapito, pesquisador de Direitos Humanos. Os três vão analisar as obras do autor alagoano, Vidas Secas, Cangaços e Memórias do Cárcere. 

Segundo Eliane, o evento busca mostrar a questão social presente na obra de Graciliano Ramos a partir da realidade no sertão brasileiro. “Em Vidas Secas temos personagens espoliados pela fome, pela aridez do sertão, sem esperança e sem proteção”, explica.

Já em Cangaços, o autor expõe uma sequência de violência de uma ordem social que favorece a desigualdade e mostra como sertanejos e severinos vivem em uma condição de subsistência.  No livro Memórias do Cárcere, publicado postumamente, o autor faz referência ao tempo de prisão. 

A escolha de Graciliano Ramos para ilustrar a discussão sobre Direitos Humanos foi baseada  na literatura regionalista do autor, que retratou o sertão braisleiro das décadas de 1930 e 1940. Mas como isso repercute no Brasil de hoje é o que buscarão responder os palestrantes durante o debate. Para Eliane, idealizadora do evento, a obra de Graciliano Ramos nos chama para observar uma realidade muito desigual. “Vemos a ausência de políticas públicas e sanitárias que levam à essa desigualdade”, explica. 

O Grupo de Pesquisa em Estado e Políticas da PUC Goiás realiza no dia 17 outro evento na programação do Ciência em Casa. Em palestra no YouTube da universidade, o grupo discute Direitos Humanos e o princípio do retrocesso social. 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.