Curso de Relações Internacionais da PUC Goiás completa 25 anos

A coordenação do curso de Relações Internacionais e o Centro Acadêmico Sérgio Vieira de Mello promoveram, nesta segunda-feira, 25, um evento comemorativo aos 25 anos do curso de Relações Internacionais da PUC Goiás, na sala 102 do Bloco B, no Câmpus V.

No último Enade, o curso, que já formou cerca de 1300 internacionalistas, obteve nota 4 e, com a presença de mais de 10 egressos, que deram seus depoimentos sobre a própria vivência profissional, desde a experiência acadêmica formativa, a comemoração reuniu muitos estudantes e professores que, atentos, ouviram as palavras dos internacionalistas sobre as diversas áreas profissionais do curso e suas possibilidades.

O coordenador do curso, professor Danilo Alarcon, citou que as habilidades, os conhecimentos e técnicas que os estudantes de Relações Internacionais conhecem na graduação podem ser aplicadas em diversos campos: da área de comércio exterior à área política, negociação, terceiro setor e que a realidade requer um olhar amplo sobre todos esses aspectos: “Nós não vivemos isolados. A nossa economia, política e os aspectos culturais das sociedades contemporâneas não estão isolados. Nós precisamos de um profissional que saiba fazer essas pontes”.

Na oportunidade, o professor também destacou que o formato modular da grade curricular é um diferencial para o estudante da PUC Goiás, pensado para trazer coesão e coerência para os conteúdos que são ministrados: “Além disso, nós temos também disciplinas que têm um aspecto mais prático, como a disciplina de comércio exterior, que não é contemplada em todos os cursos do Brasil, e também atividades que os estudantes desenvolvem: um centro acadêmico participativo, atlética, duas ligas acadêmicas e uma empresa júnior”.

E, por falar nas atividades desenvolvidas pelos estudantes, a presidente da Liga Acadêmica de Estudos em Segurança Internacional e Defesa (Laesid), Ana Luísa Garcia, estudante do 7º período do curso, contou que viveu a experiência do intercâmbio duas vezes: a primeira, quando cursou o fim do ensino médio nos Estados Unidos e a segunda por meio do programa de mobilidade da PUC Goiás, em Portugal: “O intercâmbio é uma oportunidade de contato direto com outra cultura e outras experiências, ensina a ter esse olhar diferente para o mundo”.

Ana Luísa se diz realizada com a escolha do curso e acredita que seguirá carreira acadêmica.

Quem também participou da comemoração foi a professora Ana Flávia Mori Lima Cesário Rosa, diretora da Escola de Direitos, Negócios e Comunicação. Na ocasião, a professora mencionou que, dentre as atribuições de um internacionalista, está a de ‘balizar’ condutas de políticos e empresários, assim como propor soluções em cenários de conflitos.

Com relação à formação universitária proporcionada pela PUC Goiás, a professora destacou os 25 anos de história, corpo docente qualificado, composto, em sua maioria, por doutores, além da infraestrutura, o que colabora muito para a inserção do egresso no mercado.

A voz do egresso: professor Luciano Nunes da Silva

Hoje professor no Instituto Federal de Goiás (IFG), Luciano formou-se internacionalista nos idos de 2004, pela 3ª turma do curso de Relações Internacionais da então Universidade Católica de Goiás. Ele conta que toda a sua carreira acadêmica (graduação, pós-graduação e mestrado) foi construída aqui e que chegou a assumir a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), o que considerou muito gratificante: “Sou muito feliz por ter feito a escolha pelo curso de Relações Internacionais. É um curso que proporciona para o acadêmico uma formação muito ampla em diversas áreas do conhecimento, passando por geografia, história, política, direito, comércio exterior, o que proporciona a escolha da área que se pretende seguir, seja docente, pesquisador ou atuante na área de cooperação e política internacional e a PUC Goiás oferece toda a estrutura necessária para que o estudante receba uma excelente formação”, afirmou.

Luciano ainda registrou que é essencial que o acadêmico aproveite tudo que a instituição de ensino oferece e esteja sempre em busca de informação, oportunidades e capacitação: “É muito importante lembrar de investir na formação em idiomas, crucial na profissão”.

Para acessar mais informações sobre o curso, acesse o link.

Fotos: Wagmar Alves