Relações Internacionais

Bacharelado

Relações Internacionais

Bacharelado

O curso de Relações Internacionais da PUC Goiás é o pioneiro no estado e forma analistas internacionais com visão ampla e multidisciplinar e excelente capacidade de comunicação e liderança.

Infraestrutura

Além de de salas de aula, o curso conta com estrutura completa de auditórios e teatro, laboratórios, biblioteca setorial e espaços de estudo e recreação para os(as) estudantes.

Carreiras

São várias as opções para internacionalistas graduados pela Escola de Direito, Negócios e Comunicação! O curso forma bacharéis preparados para inserção na rede de formuladores e tomadores de decisões internacionais, como analistas de política internacional, de cooperação internacional e de comércio exterior.

Pesquisa

A pesquisa é muito valorizada na EDNC. No curso de Relações Internacionais, os(as) estudantes podem participar das atividades e pesquisas do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Relações Internacionais (Nuperi), além de integrar projetos de pesquisa de professores(as) doutores(a) no programa de Iniciação Científica (IC), que abre inscrições uma vez ao ano.

Pesquisas e projetos com instituições internacionais de ensino e com organismos internacionais são diferenciais do curso.

Extensão

Uma das tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é também uma ótima opção para os estudantes de Relações Internacionais. No curso, existe uma forte ligação com o Programa de Direitos Humanos (PDH) da universidade, iniciativa de extensão universitária que integra ações e estudos voltados para a temática, além de projetos exclusivos voltados para as questões da mulher, da negritude e da cidadania. Outro laço forte é com os projetos do Instituto Dom Fernando (IDF), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex). Além disso, cada estudante da EDNC ainda pode participar de qualquer outro programa extensionista da universidade e integrar as ações de grandes eventos como a Jornada da Cidadania!

Monitoria

Processo acadêmico educativo, desenvolvido de forma conjunta entre professor/aluno, a monitoria é vinculada a uma disciplina e/ou núcleo de disciplinas, laboratórios, centros, institutos ou outras unidades acadêmicas. Tem o objetivo de aprofundar conhecimentos teórico-práticos na área de conhecimento ou disciplina a que o monitor estiver ligado; contribuir para a formação do estudante para o exercício das atividades vinculadas à docência; e intensificar a cooperação entre estudantes e professores nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Atribuições: Orientados e supervisionados pela coordenação do curso, os monitores participam do processo didático-pedagógico e científico, na preparação, execução e avaliação de aulas, trabalhos, projetos, atividades laborais e demais atividades acadêmicas. Reúne-se, constantemente, com o professor orientador para analisar a sua prática, enquanto monitor. Orienta os estudantes, individualmente ou e grupo, quando designado, visando facilitar para os estudantes o processo de ensino-aprendizagem. Participa, sempre que convocado, de reuniões de área, seminários, cursos, debates, sessões de estudo e experiências acadêmicas diversas. O monitor elabora, com o professor, o relatório semestral das atividades desenvolvidas no exercício da monitoria.

Modalidades e inscrições: Os estudantes da PUC Goiás que participam do programa de monitoria podem ser beneficiados com bolsa de estudos da universidade. Há também a possibilidade de realizar a monitoria em caráter voluntários, com fornecimento de certificado. O aluno de Relações Internacionais interessado em se tornar monitor deve acompanhar o lançamento de edital de seleção, por meio do site da PUC Goiás e cumprir os procedimentos necessários.

Estágio em Relaões Internacionais

O curso de Relações Internacionais, em conformidade com a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, prevê a realização de estágio não obrigatório, que pode ocorrer em empresas, associações comerciais, industriais ou de classe e em instituições públicas e conta com a supervisão de um professor do curso.

Os alunos têm realizado estágios especialmente em empresas de exportação e importação, nas secretarias do Governo Estadual e Municipal, e em ONGS.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é um momento privilegiado de aprendizagem e uma oportunidade para produzir conhecimento e avaliar a formação ofertada pelo curso de Relações Internacionais da PUC Goiás. É produzido no 7º e no 8º período, nas disciplinas Monografia I e Monografia II. Resultado de uma atividade de pesquisa teórica e empírica, exige leitura crítica, elaboração de sínteses, referenciamento de dados, formatação e utilização de procedimentos criativos em relação às abordagens e aos enfoques teóricos-metodológicos, tanto para o tratamento dos quanto para as possibilidades de comunicação dos dados da investigação. Permite que o acadêmico demonstre habilidade para explicar os aspectos da realidade a partir de um planejamento assentado em um objetivo de investigação específico, delimitado pela relação de tempo-espaço e propicia a reafirmação de uma postura ética e crítica na investigação dos fenômenos inerentes ao seu curso.Trabalho de Conclusão de Curso

Ao final da disciplina Monografia II, o discente deve apresentar sua monografia mediante uma banca conformada por três docentes da área, para apreciação e avaliação de seu trabalho.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 949 de 30/08/2021

Localização

Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Câmpus V,
Av. Fued José Sebba, 1184, Jardim Goiás, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.684,67*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2018
MEC 2018

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Relações Internacionais na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Relações Internacionais.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Danillo Alarcon

Coordenador do curso de Relações Internacionais