Relações Internacionais

Bacharelado

Relações Internacionais

Bacharelado

O curso de Relações Internacionais da PUC Goiás foi autorizado em 1999 e é o pioneiro do estado de Goiás! O curso tem como objetivos proporcionar uma formação humanística, fundamental para o profissional da área, e desenvolver no estudante uma postura crítica em relação aos fenômenos e processos da política internacional. Ademais, ancorado na realidade comunitária e regional da PUC Goiás, o curso busca formar um profissional que contribua de maneira ativa para a inserção do estado de Goiás e do Brasil no cenário internacional.

Infraestrutura

O curso de Relações Internacionais, pertencente à Escola de Direito, Negócios e Comunicação (EDNC), está localizado no Campus V da PUC Goiás no qual, além de salas de aula climatizadas e equipadas, o curso conta com a estrutura completa de auditórios e Teatro, laboratórios de informática, biblioteca setorial e espaço do Programa de Orientação Acadêmica (Proa). O estudante da PUC Goiás tem também à sua disposição toda a infraestrutura institucional distribuída em todos os campus.

Carreiras

São várias as opções para os internacionalistas graduados pela Escola de Direito, Negócios e Comunicação da PUC Goiás! O curso está especialmente focado na formação de bacharéis preparados para se inserir na rede de formuladores e tomadores de decisões internacionais, sendo capazes de atuar como analistas de política internacional, analistas de cooperação internacional e analistas de comércio exterior.

Pesquisa

A pesquisa é muito valorizada na EDNC. No curso de Relações Internacionais, funcionam o Grupo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais (GEPERI), com duas linhas de Pesquisa (Política Externa e Desenvolvimento; Segurança Internacional), e o Grupo de Estudos de Direitos Humanos em Relações Internacionais (GEDHRI). Os estudantes podem participar do programa de Iniciação Científica (IC), concorrendo inclusive a bolsas de pesquisa.

Pesquisas e projetos com instituições internacionais de ensino e com organizações internacionais são diferenciais do curso. As horas de pesquisa podem ser aproveitadas como Atividades Complementares.

O curso promove anualmente o Encontro Acadêmico Científico de Relações Internacionais (EACRI), fórum para debate de temas contemporâneos e apresentação de artigos científicos! Participa também, anualmente, do Congresso de Ciência de Tecnologia da PUC Goiás.

Extensão

Uma das tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é um excelente espaço de atuação para os estudantes de Relações Internacionais. No curso, existe uma forte ligação com o Programa de Direitos Humanos (PDH) da universidade, iniciativa de extensão universitária que integra ações e estudos voltados para a temática, além de projetos exclusivos voltados para as questões da mulher, da negritude e da cidadania. Além disso, cada estudante da EDNC pode participar de qualquer outro programa de extensão da universidade e integrar as ações de grandes eventos como a Jornada da Cidadania! As horas dispensadas nos programas de extensão podem ser aproveitadas como Atividades Complementares.

Além das atividades vinculadas à Proex, no curso de Relações Internacionais da PUC Goiás, há quatro disciplinas extensionistas na Matriz Curricular.

Metodologias

O processo de ensino-aprendizagem no Curso de Relações Internacionais está ancorado em metodologias participativas e dialógicas. Como inovação fundamental do curso, a Matriz Curricular está estruturada em módulos, que exploram a cada período um eixo de formação estruturante das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

Os módulos são organizados por semestre e cada um pressupõe examinar os fenômenos da política internacional a partir dos aportes teóricos e históricos centrais das Relações Internacionais, vinculados com o eixo de formação interdisciplinar e o eixo de formação complementar contemplados nas DCN. Os módulos do Eixo I e III contam com disciplinas extensionistas. Os módulos do Eixo II contêm a disciplina de Projeto Integrador, que poderá ser desenvolvida como atividades de pesquisa acadêmica e produção de artigos, simulação de organizações internacionais e construção de cenários prospectivos.

Além dos espaços tradicionais de aprendizagem, os estudantes contam ainda com outros ambientes para desenvolver suas competências e habilidades, tais como o Centro Acadêmico, bastante ativo no curso; a empresa júnior “Pangea Consultoria”; e o Núcleo de Simulação e Organizações Internacionais Bertha Lutz; as atividades dos dois últimos são acompanhadas por um professor do colegiado.

Monitoria

Processo acadêmico educativo, desenvolvido de forma conjunta entre professor/estudante, a monitoria é vinculada a uma disciplina. Tem o objetivo de aprofundar conhecimentos teórico-práticos na área de conhecimento ou disciplina a que o monitor estiver ligado. Esta atividade intensifica a cooperação entre estudantes e professores, especialmente nas atividades de ensino e na utilização das Tecnologias da Informação para ampliar o contato com os estudantes. O processo seletivo de monitoria no curso de Relações Internacionais é aberto semestralmente. As horas de monitoria podem ser aproveitadas como Atividades Complementares.

Estágio em Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais, em conformidade com a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, prevê a realização de estágio não obrigatório, que pode ocorrer em empresas, associações comerciais, industriais ou de classe e em instituições públicas. As atividades são supervisionadas por um professor do curso e ficam registradas no histórico escolar do estudante. Nossos estudantes têm realizado estágios especialmente em empresas de exportação e importação, nas secretarias do Governo Estadual e Municipal, e em ONGS. As horas do estágio também podem ser aproveitadas como Atividades Complementares.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um momento privilegiado de aprendizagem e uma oportunidade para produzir conhecimento e avaliar a formação ofertada pelo curso de Relações Internacionais da PUC Goiás. Ao final da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II, o discente deve apresentar sua monografia para uma banca composta por docentes e profissionais da área de Relações Internacionais e afins. Uma vez aprovado, os trabalhos de TCC do curso de Relações Internacionais são disponibilizados no Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) da PUC Goiás, valorizando, democratizando e difundindo o conhecimento!

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 949 de 30/08/2021

Localização

Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Câmpus V,
Av. Fued José Sebba, 1184, Jardim Goiás, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.778,08*

*Valor referente aos 22 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2018
MEC 2018

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Relações Internacionais na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Relações Internacionais.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Danillo Alarcon

Coordenador do curso de Relações Internacionais