Curso de Direito terá palestras com múltiplos temas durante Circuito

Temas contemporâneos farão parte da programação do curso de Direito da PUC Goiás no 6º Circuito Ciência em Casa, que começa nesta segunda-feira, dia 8. Serão 14 lives realizadas até o dia 21 de abril, na plataforma Microsoft Teams ou no canal da PUC Goiás no YouTube. A programação completa está disponível no SOL. De acordo com a professora mestra Larissa Elias de Oliveira, a programação do Ciência em Casa é momento de compartilhar conhecimento, ampliar e aprofundar determinadas temáticas que já foram estudadas na sala de aula.  “O evento traz um olhar realmente de reflexão de algumas situações que estão aí no nosso cotidiano e muitas vezes passam desapercebidas. E é claro que com base nos estudos jurídicos que nossos estudantes já detêm, eles vão ter uma oportunidade, inclusive, de a partir daí ter um despertar para a pesquisa, para o melhoramento da legislação, para a correta aplicação da lei em cada caso concreto, de acordo com o sofrimento humano. Então o ganho é enorme.”

Na programação, a professora Larissa destacou os eventos que trazem temas ligados à Goiás, como a questão das mulheres sentenciadas por tráfico de drogas em Goiânia e Aparecida de Goiânia, que será apresentada pela mestra Ynaê Yanomami Alves, no dia 11, às 19 horas, e  das mulheres vítimas do Césio 37, que serão debatidas no dia 17, às 9 horas, pelo advogado e professor Júlio Nascimento. “No caso das mulheres encarceradas, a gente vê o abandono da família a essas mulheres, o sofrimento delas depois e temos um grupo de pesquisa sobre o tema. Então é um momento de estar expondo para os nossos acadêmicos situações que somente um grupo de pesquisa com maior profundidade consegue esclarecer.”

Fora de Goiás, a programação terá também eventos focados panorama internacional. O primeiro evento do curso será sobre Geopolítica do Oriente Médio: A Palestina x Israel – O direito ao Estado-Nação, no dia 9 de abril, às 14 horas, com palestra do prof. Romualdo Pessoa, que é doutor em Geografia e leciona na Universidade Federal de Goiás. Em meio ao complexo tabuleiro geopolítico do Oriente Médio, ele irá explanar sobre a questão da Palestina versus Israel e o clamor ancestral pelo direito inalienável ao Estado-Nação. Em um cenário marcado por conflitos intermitentes e disputas territoriais profundamente enraizadas, a busca pela autodeterminação e soberania desses povos torna-se um imperativo moral e político, tema que atrai estudantes de Direito e de outras áreas afim, como Relações Internacionais, Jornalismo, Geografia e História.

Outro tema atual será a reparação das vítimas de regimes antidemocráticos como exigência essencial para a consolidação do Estado Democrático de Direito. O tema será explanado em live, no dia 17, às 9 horas, da professora Laísa Miranda dos Santos, que é advogada e mestra em Direito Agrário pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás. Ela irá explorar os passos necessários para tecer o tecido social e político e transformar memórias de opressão em alicerces de uma sociedade mais justa e resiliente, tendo como exemplo países como o próprio Brasil.

No dia 19 de abril, às 18 horas, os estudantes da PUC Goiás poderão ouvir a live do juiz federal em Goiás, Eduardo Pereira da Silva, que falará sobre O centenário da previdência social no Brasil. Ele irá explorar os desafios e perspectivas do sistema que precisa de adaptação diante mudanças demográficas, econômicas e sociais vividas nas últimas décadas pelo país.

A 6ª edição do Circuito Ciência em Casa será realizada de 8 a 20 de abril com 136 lives e mais de 200 palestrantes convidados para todos os estudantes da PUC Goiás. O objetivo é envolver a comunidade em atividades e experiências acadêmicas na modalidade remota, ampliando o acesso dos acadêmicos aos mais diversos conteúdos.

Cada escola criou sua própria programação com palestrantes convidados e os estudantes podem acessar a programação diretamente em sua Escola. Ao participar das atividades eles ganham certificado de horas complementares, que serão disponibilizados após o final do Circuito no site da universidade. As atividades serão realizadas no contraturno das aulas e ficarão disponíveis após a realização.