Coordenadores tomam posse na graduação e pós-graduação

O coordenador de curso é um gestor pedagógico que tem uma inserção muito importante na missão educativa. Ao ressaltar a importância deste papel, a PUC Goiás realizou na manhã desta quinta-feira, 24, solenidade de posse dos coordenadores que estarão à frente dos cursos da graduação e pós-graduação nos próximos quatro anos, cuja vigência de mandato segue até junho de 2025. Na cerimônia, alguns docentes foram reconduzidos ao cargo e outros assumem a responsabilidade pela primeira vez. Independente das reconduções e gestões inéditas, todos trazem uma trajetória notável de compromisso com a instituição e com a qualidade do processo educativo.

Ao citar a Lei. Nº 10.861 (2014), que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, enfatizou as novas exigências impostas ao ensino superior, atribuições que evidenciam ainda mais a importância do coordenador de curso.  

Baseando-se em estudos de diversos autores, ela  ressaltou o papel desta liderança nas esferas política, gerencial, acadêmica e institucional, citando, também, algumas relevantes atribuições, entre elas, o conhecimento dos dispositivos legais e científicos do curso, a capacidade de gerenciar crises e de perceber, com clareza, as necessidades pedagógicas e demandas dos estudantes, auxiliando-os em suas dificuldades. Ela, ainda, fez um convite para que os coordenadores sejam protagonistas do engrandecimento institucional e se mantenham atualizados em relação às demandas pedagógicas, com olhar de inovação e espírito de liderança.

No âmbito da graduação, foram empossados gestores dos cursos de Enfermagem, Gastronomia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, vinculados à Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECISS); Física e Matemática, pertencentes à Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC); Engenharias Elétrica, de Produção e Controle e Automação, da Escola de Engenharia (EENG) e Pedagogia, da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH).

Saiba quem são os professores empossados na lista abaixo.

ECISS

  • Vanusa Claudete Usier Leite – Enfermagem
  • Cristiane Sousa Gomes da Fonseca – Gastronomia
  • Larissa Mariana Veloso de Oliveira – Fisioterapia
  • Silvia Maria Ramos – Fonoaudiologia
  • Thaísa Borges Rocha- Nutrição
  • Lila Maria Spadoni Lemes- Psicologia

ECEC

  • Anderson Costa da Silva- Física
  • Rosimara Fachin Pelá- Matemática

EENG

  • Wanderson Rainer Hilário de Araújo – Engenharia de Controle e Automação
  • Felipe de Sousa Nobre – Engenharia Elétrica
  • Rodrigo Martinez Castro – Engenharia de Produção

EFPH

  • Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita

Pós-Graduação

Já na pós-graduação, a novidade são as mudanças de gestão no Mestrado em Atenção à Saúde e na Coordenação Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especializações). Assumem o Mestrado, as professoras Vanessa da Silva Carvalho Vila e Marina Aleixo Diniz Rezende na coordenação e vice coordenação, respectivamente. O professor Frank Castro, que estava na coordenação do Laboratório Clínico, é o novo gestor das especializações.

Eles foram cumprimentados pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, que ressaltou a importância dos cursos de pós-graduação para a sociedade e sua missão de qualificar profissionais para as demandas da educação e  do mundo trabalho. Ela agradeceu o trabalho desempenhado pelos gestores anteriores e enalteceu a trajetória e o compromisso dos coordenadores novatos, que assumem novas metas e desafios.

Presidente da solenidade, a reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, enfatizou a natureza católica e comunitária da universidade, chamando atenção dos gestores para o Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, no ano passado.

Por meio dele, o pontífice faz um chamado para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. De acordo com este pensamento, a reitora destacou que o estudante é a razão de ser da universidade e que a missão educativa tem sua centralidade no próprio acadêmico. “É preciso ouvir os jovens, colocar-se à escuta das suas dúvidas, angústias e ajudá-los a descobrir projetos profissionais e de vida”, refletiu. Ela fez um convite para que os docentes também abracem o pacto no âmbito institucional e também enfatizou sua responsabilidade e autoridade, pontuando sua missão de construir pontes com o colegiado e estudantes, a partir da escuta e diálogo.

De estudantes a gestores acadêmicos

Entre os professores que assumem cargos de liderança, alguns começaram a trajetória na universidade como acadêmicos. O professor Wanderson Rainer é egresso da primeira turma do curso de Engenharia Elétrica da universidade e no mercado de trabalho tem uma trajetória na indústria e concessionárias de energia. Como docente, ele ingressou na universidade como professor convidado para assumir algumas disciplinas na Engenharia e, logo depois, foi efetivado como professor horista. Ele é mestre e doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás e também já esteve na gestão dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da PUC entre os anos de 2012 e 2014.

Com essa trajetória, ele tem como norte duas principais metas de gestão, que é potencializar a nota dos estudantes no ENADE e implementar as novas normas definidas pelas diretrizes curriculares do MEC, implantadas em 2019. Segundo o docente, as readequações já foram iniciadas não apenas na Automação, como também em todas as engenharias.

O professor Frank Castro também é filho da instituição. Egresso do curso de Biomedicina, ele retornou à universidade como professor visitante no ano 2000 e em 2004 foi efetivado por concurso, dedicando-se totalmente à carreira docente.

De estudante a gestor, lá se vai uma história de quase 21 anos de vínculo com a PUC. Por aqui, ele já assumiu a função de coordenador de estágio dos cursos de Medicina e Biomedicina e, também, liderou o Laboratório Clínico. Também atua na linha de frente contra o coronavírus, coordenando as testagens e a vacinação na Área 1.

Ele assume a gestão lato sensu com o compromisso de ampliar a oferta de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, com destaque para a EAD, facilitando o acesso dos estudantes à plataforma. No momento, a equipe prepara o portfólio de cursos, cuja previsão para lançamento é em outubro deste ano.

“Queremos distribuir uma grande qualidade de cursos com a qualidade da PUC, garantindo um curso de excelência. Estou em uma parte de gestão um pouco diferente da área da Saúde, mas com o mesmo espírito de vestir a camisa e fazer o melhor para nossa instituição”, ressaltou. Ele é mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela PUC e doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.