Convênio retoma trabalho com autores de violência doméstica

O reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, assinou novo convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social, nesta terça-feira, 4,  para a criação de campo obrigatório de estágio e atividades de extensão no Programa de Enfrentamento da Violência Doméstica. Alunos e professores da PUC Goiás farão parte dos Grupos Reflexivos para Autores de Violência Doméstica. O convênio foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral, e pela Procuradora do Estado, Lilian Macedo Felipe. No total, seis estagiários, além de professores, participarão do trabalho.

Desde 2015, grupos de no máximo 20 pessoas reúnem-se em várias cidades de Goiás para falar sobre violência doméstica. O objetivo os estagiários acompanham os atendimentos e em um processo de intervisão no Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI). “Eles vão lidar  com questões que talvez não tenham alcançado na graduação, que é a violência doméstica”, explica a professora de Psicologia, Vera Morseli.

“Encaramos a questão da violência doméstica contra a mulher como uma questão de saúde pública, de acordo com a própria Organização Mundial de Saúde, e esta é uma das ferramentas que mais utilizamos no sentido de mudar a mentalidade do agressor”, explicou o juiz Carlos Damasceno, do 2º Juizado da Violência Doméstica de Goiânia, que também participou do evento.

Os novos grupos serão retomados a partir de agosto. São 10 a 12 beneficiários, encaminhados pelo Sistema Judiciário como medida cautelar, que participarão de reuniões de 15 em 15 dias. São de 10 a 12 encontros. Durante as reuniões, eles têm oportunidade de praticar autoconhecimento e fazer reflexões sobre questões de gênero e da violência.

Esses são os chamados grupos reflexivos que, amparados pela discussão em torno da Lei Maria da Penha, mudam o cenário no Estado de Goiás, espelhados em ações que ocorrem em todo o país. Nos grupos já realizados, a reincidência é mínima. “O objetivo é que eles não cometam mais atos de violência seja com a companheira que denunciou ou em um novo relacionamento”.

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.