Conferência ressalta protagonismo de crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes da comunidade em geral ocuparam as primeiras cadeiras da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás na manhã desta terça-feira, 21. Todavia, engana-se quem esperava um encontro infantil. A cena inusitada aconteceu na abertura da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Prefeitura de Goiânia, com apoio da universidade e outros parceiros, que neste ano discute a proteção integral, diversidade e o enfrentamento das violências. Além da presença de todas as lideranças locais que lutam pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, a novidade desta edição é a participação infantil, ressaltando o caráter da iniciativa ao estimular o protagonismo desses indivíduos como sujeitos históricos.

Participante do evento e popular entre os amigos, Maria Eduarda Dias Ferreira, 10 anos, foi indicada para ser a representante da Escola de Circo Dom Fernando, programa de extensão da universidade, nas discussões da Conferência. “Vim falar sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. A gente tem o direito de brincar e de estudar e a escola de circo é muito importante, porque me ajuda a perceber o que está acontecendo na minha vida, além de dar apoio para minha família e os outros educandos”, relata a criança.

De olho nessas demandas, o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Aguinaldo Lourenço Filho, ressalta que o evento demonstra um posicionamento da organização em buscar a garantia efetiva dos direitos das crianças e adolescentes. “Que seus direitos não sejam violados e sejam respeitados. A universidade é um espaço de construção do saber, é um espaço de luta e nós sempre temos o apoio da PUC, da UFG e todos esses cenários estão envolvidos nessas ações”, declara.

A coordenadora do Instituto Dom Fernando, profa. Beth Bicalho pontuou a relevância de todos os conselheiros tutelares e de direitos, organizações governamentais e ONGS que atuam na temática da infância e da adolescência, mostrando o posicionamento da Conferência contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes. “É um evento que tem como base e referência o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de propor políticas públicas. E as crianças que participam têm um protagonismo neste momento. Vão ser ouvidas de diversas formas, seja por meio de apresentações ou mesas”, complementa.

Programação

No turno matutino, o evento recebeu a defensora pública do Estado de Goiás, Bruna Xavier Nascimento, que ministrou conferência sobre a temática central do evento. A programação continua a partir das 13h30 desta terça-feira, 21, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, com grupos por eixos temáticos e segue na manhã desta quarta-feira, 22, das 8h às 12h30, com apresentação cultural e apresentação da homologação pela Plenária dos delegados escolhidos para XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.