Conferência municipal de igualdade racial é realizada na PUC Goiás

A PUC Goiás sediou, na sexta-feira e sábado, 27 e 28 de outubro, a quarta edição da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, evento realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Politicas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia, por meio da Superintendência de Igualdade Racial, com o apoio de diversos parceiros. Para sua realização, a organização promoveu 38 pré-conferências entre os apoiadores, envolvendo 933 pessoas.

“Nós temos o orgulho de sediar esse evento, porque entendemos que é uma comprovação do reconhecimento que temos na sociedade como uma universidade que preza pela justiça social”, destacou a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudanil (Proex), professora Marcia de Alencar, que representou o reitor. Ao agradecer a escolha da universidade entre as parceiras, a pró-reitora também comentou a importância de trabalhar o respeito à diversidade no momento atual. “É uma das coisas mais ausentes na nossa sociedade”.

Coordenador de Extensão (Cdex) da universidade, o professor Leônidas Albano também participou da iniciativa e destacou a importância da discussão ser feita em rede, fortalecendo o debate. “Esse processo de transformação não pode ser feito sozinho. Caminhamos juntos”, explicou. Com a escolha da universidade, que sediou os dois dias de evento, no Auditório 1 da Área 2, no Setor Leste Universitário, o professor acredita que toda a comunidade acadêmica se beneficia. “É uma oportunidade de incluir os alunos nesse processo. Eles são multiplicadores”.

Unidos contra o racismo

Nos dois dias, o evento trabalhou o tema Goiânia na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento e o lema Juntos por uma cidade sem racismo. No evento, estabeleceram diretrizes e avaliaram a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem, em âmbito municipal. “São seis grupos de discussão divididos em assuntos plurais que vão do combate à discriminação, acesso à justiça, questões sociais a educação, saúde e questões de gênero”, destaca o titular da SMDHPA, secretário Filemon Pereira.

“Precisamos de muito trabalho para enfrentar o racismo”, pontuou o organizador do evento e superintendente de Igualdade Racial, Marcos Antônio da Silva. “Existe uma dificuldade de evidenciar a existência do racismo, mesmo que velado. No Brasil, 54% da população é negra, mas apenas 5% participa politicamente das decisões do nosso país [como políticos]. É uma reflexão necessária”, pontuou.

As discussões precederam a conferência estadual, prevista para dezembro, em Goiânia, e a nacional, prevista para maio de 2018, em Brasília.


Fotos: Jota Junior

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.