Conecta Legal promove orientação jurídica gratuita para empreendedores no HUB Goiás

O Conecta Legal: Direito em Ação para Empreendedores reuniu microempreendedores e empresários informais no auditório do HUB Goiás (Leste Universitário) para uma tarde de capacitação e atendimento jurídico gratuito. Realizado nesta terça-feira, 6 de maio, o evento foi promovido pela PUC Goiás por meio da disciplina extensionista Direito Empresarial e Direito Societário, do curso de Direito, com apoio do Programa de Educação Previdenciária (PEP), Porto Digital, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Governo de Goiás.

A programação foi dividida em dois momentos. O primeiro foi formativo, com três palestras sobre temas essenciais ao universo do empreendedorismo. A abertura foi feita pelo advogado  Heitor de Souza Soares, que abordou a formalização de negócios, explicando as diferenças e vantagens entre MEI, ME e EPP. Em seguida, Robson Ferreira Cunha falou sobre os impactos da reforma previdenciária para empresários e autônomos. Encerrando o ciclo de palestras, o advogado  Franco Velasco apresentou os aspectos legais do marketing digital, tratando de privacidade de dados, termos de uso e práticas seguras na internet.

O segundo momento do evento foi voltado à assessoria e atendimento jurídico gratuito, realizados por especialistas do INSS e advogados convidados. A proposta foi oferecer orientação prática e personalizada aos participantes, enquanto acontecia o coffee break e o momento de networking.

Curricularização da extensão

Segundo o professor Hélio Capel, docente do curso de Direito da PUC Goiás e responsável pela disciplina que originou o projeto, a ação extensionista visa aproximar os estudantes da realidade social e empreendedora do Estado. Neste contexto, a iniciativa reforça o compromisso da PUC Goiás com a curricularização da extensão, conforme as diretrizes da Resolução nº 7/2018 do MEC, e demonstra como a união entre universidade, poder público e ecossistemas de inovação pode gerar impacto direto na vida de empreendedores locais.

“Esse é o resultado esperado de toda atividade de extensão: integrar alunos, universidade, poder público e sociedade. Trabalhamos com micro e pequenos empresários, sobretudo os informais, que muitas vezes desconhecem os benefícios e os direitos que a formalização pode garantir”, explicou o professor.

Impacto formativo

Para o estudante Kayki César Souza de Moura, do 5º período de Direito e coordenador do evento, a experiência foi enriquecedora. “A ideia inicial era oferecer apenas um atendimento jurídico, mas o projeto cresceu. Com apoio do HUB, do PEP e da universidade, conseguimos agregar também palestras para oferecer conhecimento e embasamento aos empreendedores. A intenção é que eles possam, futuramente, caminhar sozinhos”, contou o acadêmico.

Kayki destacou ainda a importância da vivência prática proporcionada pela extensão universitária. “A gente vê, de fato, o Direito acontecendo. Saímos da teoria e entendemos como aplicar esse conhecimento para ajudar a sociedade”, completou.

Fotos: Weslley Cruz 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.