Comunicação Jurídica: o poder da persuasão para o Direito

A importância da construção da argumentação para os profissionais do Direito foi o tema do Workshop em Linguagem e Comunicação Jurídica, organizado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Linguagem, Comunicação, Estética e Arte da PUC Goiás. O evento, realizado na noite desta quarta-feira, 6, no Câmpus V, reuniu cerca de 150 alunos que conheceram a experiência do promotor público Danni Sales, autor do livro Juri e Persuasação na Tribuna.

O promotor apresentou os fundamentos da linguagem e a forma como é explorado pelo meio jurídico. “É importante que o aluno compreenda que, para além de descrever objetos, a linguagem representa ideologias, ideias, defende pessoas, instituições, nações”, explicou ele. Desta forma, o uso de todos os instrumentos que melhoram a comunicação é uma incumbência do profissional de Direito, como explicou ele, para tornar possível o processo de convencimento, não só na esfera legal, mas também a partir das emoções.

Além da fala do promotor, os alunos passaram por uma prática seguida de uma ponderação do convidado. Para a coordenadora do Núcleo, professora Návia Costa, que coordena a disciplina desta área, a atividade orienta e ensina os alunos a lidarem com o desafio diário da comunicação.

Organizadora do evento, a professora Ruzileide Epifânio, o workshop provoca uma reflexão sobre a necessidade de desenvolver uma humanização por meio da linguagem. “Eles saem da sala de aula para viverem na prática os desafios da linguagem na sua profissão”, conta ela, que é do curso de Letras e ministra a disciplina Linguagem e Comunicação Jurídica no Direito.

Fotos: Weslley Cruz

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.