Começa mobilização para  6º Circuito Ciência em Casa

A Pró-Reitoria de Graduação da PUC Goiás anunciou o início das inscrições para as atividades do 6º Circuito Ciência em Casa. O evento, que se tornou uma tradição na universidade, terá uma programação diversificada e enriquecedora para os estudantes.

Nesta terça-feira, 20, a Pró-Reitoria de Graduação iniciou a mobilização das Escolas para a montagem da programação do evento com reunião realizada com diretores e coordenadores de cursos de graduação. O primeiro período de inscrições destina-se aos professores e estará aberto de 1º a 20 de março. As lives, que abordarão diversas temáticas, poderão ser conferidas pelos estudantes como atividades extracurriculares. As atividades serão realizadas de 8 a 20 de abril, de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno, e também aos sábados pela manhã.

As inscrições para os eventos podem ser feitas aqui. Vale ressaltar que o número de lives será limitado e cada evento deverá ter no mínimo200 participantes. Segundo a pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, as atividades on-line e o uso das tecnologias da informação tornaram-se parte do cotidiano dos estudantes desde a pandemia. Ela destacou também a ênfase na internacionalização do ensino, permitindo aos estudantes um contato remoto com docentes referência no cenário internacional.

O Circuito Ciência em Casa foi incorporado oficialmente no calendário de eventos da PUC Goiás devido à ampla adesão, sendo reconhecido como uma forma de complementar a formação acadêmica em eventos diversos no âmbito digital. Esta edição bateu um recorde quantitativo em relação aos eventos anteriores.

A programação teve início durante o período de isolamento social em 2020, com o objetivo de garantir o ensino e aprendizado dos estudantes. Desde então, divulga as pesquisas científicas produzidas na PUC e em outras instituições de ensino e promove o conhecimento científico para além da sala de aula com a ampliação do diálogo interdisciplinar.

Ao longo das edições anteriores, o evento oportunizou aos estudantes e à comunidade externa palestras, cursos, oficinas, conferências e mesas-redondas, contando com a participação de palestrantes renomados e pesquisadores de referência nacional e internacional. Nas cinco edições, aproximadamente 170.352 participantes se envolveram em atividades distribuídas nas cinco escolas da PUC Goiás. O evento recebeu o Prêmio Mérito Cultural do Conselho Estadual de Cultura em 2023.