Cerimônia da Lâmpada celebra futuros enfermeiros

O curso de Enfermagem realizou nesta terça-feira, 12 de março, no auditório da Área 4, a terceira edição da Solenidade Passagem da Lâmpada, que marca o ingresso dos graduandos no último período do curso. A solenidade tem como rito principal a transmissão de uma lamparina pelos egressos e egressas, formados em 2023/2, aos estudantes que vão terminar a graduação neste primeiro semestre.

O evento é rico em simbolismos e pautado pela emoção. Inspirado na biografia da fundadora da Enfermagem Moderna, Florence Nightingale (1820-1910), que utilizava uma lamparina para atender os soldados feridos na Guerra da Crimeia (1853-56), o evento traz a lâmpada como símbolo da assistência dos enfermeiros a todos aqueles que necessitam de cuidados em saúde.

Docentes, estudantes e familiares participaram do momento único que marca o compromisso dos futuros enfermeiros com a ciência e o clicado com os pacientes. A Coordenadora do curso de Enfermagem, a profa. Karla Prado falou da importância do diferencial humanístico na formação dos enfermeiros da PUC Goiás. “Este é um momento que a gente percebe que vai valer a pena cada minuto vivido dentro da universidade”, afirmou ela. Sobre a homenageada, ela afirma que seu legado humanitário ressoa em todas as áreas de conhecimento, não só na Enfermagem e que deve servir como inspiração a todos os futuros colegas.

Para Isabela Marçal, presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, que participou da cerimônia, este foi um momento marcante e único em sua trajetória como estudante. “Ela representa para todos nós estudantes esta luz do cuidado”, afirmou ela, que já está estagiando na área e espera poder seguir na carreira acadêmica.

A formanda Graziela Fernandes afirma que o momento foi de relembrar a trajetória dos últimos anos de formação e de sentir o crescimento conquistado. “Hoje já me percebo segura para atender e cumprir minha missão”, que está no último período do curso.

Também participaram do evento a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Priscilla Valverde, o diretor da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Divino Rodrigues e a representante da Associação Brasileira de Enfermagem Angela Bete Severino.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.