Aula inaugural da Zootecnia traz palestra sobre tema em destaque na área

Com o início de mais um semestre, o coordenador do curso de Zootecnia, professor Bruno de Souza Mariano, organizou uma aula inaugural para cerca 20 calouros no teatro do Bloco S, no Câmpus II. O intuito foi promover uma aproximação entre os estudantes e o corpo docente do curso e proporcionar uma palestra sobre ‘O papel da zootecnia na pauta ESG na suinocultura tecnificada’, ministrada pelo professor Thony Carvalho.

O curso de Zootecnia da PUC Goiás, assim como outros, instituiu a aula inaugural, que é um momento de aproximação entre professores e estudantes, integração do curso com atividades extraclasse e, sempre que possível, a realização de uma palestra abordando um tema relevante para a área.

Pertencente à Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), o curso de Zootecnia já completou 30 anos e é um dos cursos da PUC Goiás com os menores índices de evasão. O professor Bruno Mariano explica que a Zootecnia tem como objetivo manter e criar a vida animal e o zootecnista atua como agente transformador do setor produtivo em todas as suas cadeias: “O nosso maior objetivo é formar profissionais responsáveis por criar condignamente os animais, para que nasçam, cresçam e se desenvolvam em um ambiente adequado e em sua melhor condição física e genética, e, com isso, produzam alimentos de proteína animal. A partir daí, o profissional se ocupa de preservar e manter a vida destes com qualidade, para que continuem produzindo, independente do produto (carne, leite mel)”.

Responsável pela palestra, o professor Thony Carvalho defende que eventos com o formato de aulas inaugurais estimulam os estudantes que estão chegando para já começar a inseri-los nos assuntos que fazem parte da Zootecnia, além de fomentar a integração com estudantes de outros cursos.

Sobre sua explanação, o professor refere que exerce a suinocultura como atividade profissional desde que se formou, em 2009. Para ele, a pauta ESG (environmental, social and governance) é o que tem norteado a prática zootécnica no campo, tanto no aspecto ambiental, social quanto de governança e gestão e, por essa razão, considera que quanto mais cedo os estudantes tiverem acesso  a esses temas, mais preparados estarão para executar uma atividade de primeira linha no campo: “A nossa proposta hoje é tratar da suinocultura tecnificada. A suinocultura é uma atividade muito democrática, mas o nosso propósito aqui é a produção de carne para a alimentação”.

Outro aspecto ressaltado por Thony em sua palestra foi a necessidade de defender a profissão frente à pressão exercida por temas ligados ao veganismo e vegetarianismo: “É fato que, por muito tempo, em função de paradigmas na produção animal, alguns processos foram feitos de forma errada. Nós precisamos abater os animais de maneira humanizada, argumentar e conscientizar a população sobre a importância do consumo de carne e adequar os manejos a nível de campo para que não sejamos questionados com relação a isso”, explica.

Egressa do curso de Direito da PUC Goiás, a advogada Jackeline Pinheiro Tenório era uma das calouras presentes na aula inaugural. Muito feliz por iniciar o curso de Zootecnia, ela conta que, agora, está seguindo sua vocação: “Escolhi esse curso por amor aos animais e eu acho que cada palestra e congresso que o estudante participa é muito importante para seu desenvolvimento durante o curso, porque permite o contato com outros profissionais e trocas de experiências”, registra.

Para ter acesso a mais informações sobre o curso, clique no link.