Zootecnia

Bacharelado

Zootecnia

Bacharelado

Setor em expansão mesmo durante a dura crise mundial neste início de década, o agronegócio representa 23,5% do PIB brasileiro e foi o único setor da economia a ter resultado positivo no PIB do primeiro semestre de 2020*.

É nesse universo de imenso potencial que o profissional de Zootecnia está imerso, sobretudo por conta da força deste profissional na nutrição animal e nos bastidores por trás da comida que chega na mesa de todo brasileiro. Na PUC Goiás, o curso está instalado na Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV).

Infraestrutura

São quase 30 laboratórios para os estudantes de Zootecnia! Além de toda a infraestrutura de salas de aula do Câmpus II, o(a) estudante ainda contará com: Laboratório de anatomia animal e comparada; Laboratório de lavagem, esterelização e preparação de amostras; Laboratório de genética e mutagênese; Laboratórios de microscopia 1 e 2; Laboratório de microbiologia, imunologia e parasitologia; Laboratório de geociências, paleontologia, solos e forragens;
Laboratório de zoologia, higiene e profilaxia rural; Laboratório de fisiologia e reprodução animal e comparada; Laboratório de bioquímica e biofísica; Laboratório de carnes e derivados; Laboratório de leite e derivados; Laboratório de topografia e geodésia; Laboratório de morfofisiologia vegeral; Laboratório de biologia vegetal, estufa e herbário; Laboratório de toxinologia e farmacologia; Laboratório de macroinvertebrados bentônicos; Laboratório de pesquisa em organismos aquáticos; Setor de avicultura; Setor de caprinocultura e ovinocultura; Setor de bovinocultura; Tie Stall; Setor de Piscicultura; Setor de fábrica de ração; Setor de mecanização agrícola; Laboratório de química geral e analítica; Laboratório de química geral e orgânica; Laboratório de química geral e físico-química; Laboratórios de informática.

Carreiras

Para quem é graduado em Zootecnia, duas áreas se destacam como opções de futuro: a nutrição animal e a inseminação artificial. Muita gente nem imagina, mas tanto a produção de alimentos derivados de animais quanto a fiscalização desses alimentos de consumo interno e externo (exportações) são carreiras possíveis para zootecnistas. Por isso a área é tão promissora!

Atualmente, o curso de Zootecnia da ECMV é o curso com mais tempo de funcionamento na área em Goiás, apresentando um corpo docente extremamente qualificado e experiente, com 95% de doutores e forte inclinação para a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo.

Pesquisa

Assim como os demais cursos da ECMV, o curso de Zootecnia conta com projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade por professores doutores com o apoio de pós-graduandos e estudantes de graduação.

Na PUC, cada estudante pode participar de projetos de pesquisa desde o início da graduação a partir do programa de Iniciação Científica (IC). A seleção ocorre anualmente.

Extensão

Uma das tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é também uma ótima opção para os estudantes de Zootecnia da ECMV. Cada estudante pode optar por integrar os programas e projetos extensionistas da universidade em qualquer momento do curso. As formações ocorrem semestralmente e são consideradas um forte diferencial para o mercado de trabalho.

Além disso, cada estudante de Zootecnia da ECMV pode optar por participar das ligas acadêmicas do curso e de ações especiais de Programas de Extensão.

Monitoria

A atividade de monitoria no curso de Zootecnia é realizada como um processo acadêmico-educativo e tem como objetivos possibilitar o aprofundamento nos conhecimentos teórico-práticos aos alunos nas diferentes disciplinas; além de contribuir com a qualidade do ensino na graduação, cujas atividades se processam de forma conjunta com professor e aluno monitor que já cursou a disciplina. Ao apoiar os professores o aluno monitor exercita no processo de ensino e aprendizagem, propiciando maior integração dos segmentos da universidade, por meio da interação entre alunos e professores nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A cada semestre é publicado edital de convocação para novos monitores com e sem bolsa, mediante demanda de cada disciplina, com todo o processo acompanhado pela Coordenação de Monitoria. São oferecidas 20 vagas para monitoria com bolsa por semestre, através de Edital público. Para monitoria sem bolsa, são oferecidas 40 vagas por semestre, também através de edital público.

Estágio

O estágio é um componente curricular obrigatório do processo de formação acadêmica, constituído e constituinte das dimensões de ensino, pesquisa e extensão. É desenvolvido em campos de atuação profissional com vista à construção e socialização do conhecimento enquanto processos sociais, coletivos e históricos. O estágio no curso de Zootecnia tem o objetivo de oferecer subsídios para que o aluno coloque em prática os ensinamentos teóricos, completando o que vivenciou em seu curso, bem como permitir uma postura realista quanto à sua contribuição ao desenvolvimento regional e nacional, além de permitir condições de avaliar as questões profissionais que serão inseridas.

Outros objetivos podem ser relacionados: desenvolver a capacidade do acadêmico na redação e apresentação de trabalhos científicos; capacitar o acadêmico a elaborar projetos de pesquisa e extensão, bem como sua execução. As atividades de estágio deverão ser desenvolvidas nas seguintes linhas e/ou áreas do conhecimento: alternativas para o aumento da eficiência reprodutiva dos animais domésticos de interesse zootécnico; genética da conservação de espécies nativas do cerrado que apresentam interesse zootécnico; genética molecular aplicada ao melhoramento dos animais domésticos relevantes para cada região geográfica; produção, avaliação, manejo e conservação de plantas forrageiras do Cerrado; fisiologia da nutrição, fontes alimentares e suplementares para os animais de interesse zootécnico; fatores ambientais relacionados às características produtivas e comportamentais dos animais domésticos que apresentam interesse zootécnico; tecnologia e processamento de produtos de origem animal; sistemas de produção e técnicas de manejo de animais de interesse zootécnico; monitoramento da qualidade da água em sistemas de aquicultura; avaliação e viabilidade econômica dos sistemas de produção animal; estudos morfofisiológicos e comportamentais de animais de interesse zootécnico.

O estágio obrigatório é realizado no último período do curso, com integralização mínima de 150 horas. Os campos de estágios são supervisionados por professores da universidade (supervisores acadêmicos) e por profissionais do campo (Responsável Técnico), de acordo com a proposta de estágio do curso e da política de estágio da instituição. Confira o Manual do Estágio da Zootecnia clicando aqui.

Trabalho de Conclusão de Curso

A proposta curricular do Curso de Zootecnia da PUC Goiás prevê a realização, pelo aluno, de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no décimo período. Nesse sentido, ele terá que desenvolver um trabalho de pesquisa, prático ou teórico, que resulte em produção escrita. O TCC é desenvolvido, mediante encontros semanais com o professor orientador, nos quais os alunos são orientados, acompanhados e avaliados, periodicamente. Ao término do estudo realizado, o aluno apresenta o TCC a uma banca avaliadora conforme regulamento. Sempre que possível, sugere-se que o trabalho seja apresentado em eventos nacionais na área da Zootecnia e/ou publicado em revistas especializadas. Confira o Manual de Trabalho de Conclusão de Curso da Zootecnia clicando aqui.

* De acordo com os dados de 2017 da Confederação Agropecuária e Pecuária do Brasil (CNA)
** Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 110 de 04/02/2021

Localização

Escola de Ciências Médicas e da Vida, Câmpus II, Av. Engler, 507 - Jardim Mariliza, Goiânia, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.475,42*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Zootecnia na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Zootecnia.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Me. Bruno de Souza Mariano

Coordenador do curso de Zootecnia