Arquidiocese de Goiânia realiza Caminho das Sete Igrejas

Inspirado na peregrinação que São Filipe Neri iniciou pelas igrejas em Roma no século XVI e que é popular até hoje, no último sábado, 16, o Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, propôs, no contexto da quaresma e associado a ‘Lectio Divina’, a experiência da peregrinação por sete igrejas em Goiânia, que teve início com a santa missa na Paróquia Universitária São João Evangelista.

A iniciativa reuniu centenas de fiéis: muitos deles sequer conseguiram entrar na Paróquia Universitária, mas, ainda do lado de fora, exercitaram a própria fé e depois testaram os próprios limites e devoção na caminhada, animada por cânticos e orações.

A peregrinação percorreu as seguintes igrejas: Paróquia São Francisco de Assis, Comunidade Santo Antônio, Paróquia Imaculado Coração de Maria, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Reitoria Nossa Senhora das Graças e Catedral Metropolitana de Goiânia, escolhidas em razão de sua localização. Todas as paróquias foram pontos de apoio aos peregrinos e disponibilizaram frutas e água como uma forma de proporcionar reposição de nutrientes e conforto.

Dom João Justino, Arcebispo de Goiânia, lembrou o contexto histórico da peregrinação e contou que ele próprio teve a oportunidade de fazer, algumas vezes, o caminho em Roma.

Ele explica que um dos objetivos do percurso é lembrar que, no caminho, o Senhor está conosco: “É uma oportunidade de encontrarmos os discípulos do Senhor e a igreja, que nos acolhe, alimenta, ensina e sedimenta. O nosso convite é para que os jovens ouçam a palavra de Jesus: se queremos servir ao Senhor, sigamos”, explica.

Entre a multidão de jovens, estava Paulo Sérgio Martins, de 16 anos. Motivado por amigos e pela igreja, ele conta que, apesar de o itinerário passar por sete igrejas, a fé o motivou muito a participar do evento: “Creio que fazer parte desse movimento, poder sentir a fé tão presente, vai fazer a diferença na minha vida”.

Histórico

São Filipe Neri foi um sacerdote florentino que viveu parte de sua vida e ministério na cidade de Roma, no século XVI. Recebeu o cognome de Apóstolo de Roma e, também, de Santo da Alegria. Dedicou-se ao acompanhamento e formação dos jovens e fundou a Congregação do Oratório. Entre suas iniciativas mais conhecidas está o que ele denominou do ‘Caminho das Sete Igrejas’. Tratava-se de uma peregrinação que passava por sete importante igrejas de Roma. Originalmente, a peregrinação era organizada em dois dias, compreendendo a Basílica de São Pedro, a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, as Catacumbas de São Sebastião, a Basílica de São João do Latrão, a Igreja de Santa Cruz em Jerusalém, a Igreja de São Lourenço Fora dos Muros e a Basílica de Santa Maria Maior. Durante o itinerário, de uma igreja a outra, se rezava e se cantava. Nas igrejas, além das orações, se faziam momentos de catequese com os participantes.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.