Arqueologia e História inauguram ciclo de estudos interdisciplinar

Em esforço inédito, os cursos de História, Arqueologia e o Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás se uniram para a criação de um evento conjunto e interdisciplinar. O primeiro Ciclo de Estudos Clássicos entre Arqueologia e História foi aberto na noite da segunda-feira, 3, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da universidade, no Setor Leste Universitário.

“Temos conseguido aprofundar esse estreitamento entre a graduação e a pós-graduação e, agora, caminhamos com o curso de Arqueologia também”, frisou o professor Ivan Vieira, coordenador do curso de História. “É um projeto piloto que a professora Carolina topou participar, muito gentilmente”, disse, ao se referir sobre a professora Carolina Kesser Barcellos Dias, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que participa de toda a programação.

Até quinta-feira, 5, a programação contará com conferências, minicursos e encontros, discutindo propostas de encontros comuns entre as pesquisas do Grupo de Estudos do Mundo Antigo / Mundus Antiquus Studiōrum (Gemuna/PUC Goiás) e do Laboratório de Estudos sobre Cerâmica Antiga (Leca/UFPel).

Para a professora Carolina Kesser, que está em Goiânia pela primeira vez, a colaboração entre os dois grupos poderá fortalecer ambas as instituições. “Não é só uma questão disciplinar, mas é algo que o sistema universitário nos propõe, de manter as universidades mais juntas”, justificou. Sobre o encontro entre a história e a arqueologia, a pesquisadora destacou a dificuldade às vezes enfrentadas entre os acadêmicos da área, algo que pode e deve ser superado. “Às vezes, percebemos as dificuldades de trabalhar em conjunto, mas esse encontro é totalmente possível. No campo da arqueologia clássica, não tem como essa separação ocorrer”, explicou.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.