Apresentação de nova liga marca dia do doador de órgãos

A PUC Goiás recebeu nesta terça-feira, 27, data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos, programação especial voltada para acadêmicos dos cursos de saúde da universidade.

O evento foi promovido pela Central Estadual de Transplantes (CET) de Goiás e pela Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás, com o objetivo de trazer informações e discussões sobre o tema, ainda pouco falado no dia a dia.

Muita gente ainda não sabe, por exemplo, que é a família quem aceita ou recusa a doação em caso de morte. Por isso é importante que tanto os profissionais de saúde como a população tenham acesso a informações de qualidade sobre o assunto.

“São mais de 42 mil pessoas na fila de transplantes no Brasil. Aqui em Goiás, o número passa de mil”, ressaltou o gerente da Central de Transplantes do Estado, Fernando Augusto Ataíde Castro. O gestor ainda ressaltou em sua fala a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o procedimento, no país. “Hoje, 90% dos transplantes realizados no Brasil são feitos através do SUS”.

Além das palestras do evento, que trabalharam assuntos como a identificação do potencial doador, protocolo e diagnóstico de morte encefálica, cuidados com o doador e o funcionamento do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), também foi apresentada a mais recente liga criada pela universidade, a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Apoio à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (LAMADOTT) da PUC Goiás.

“A intenção é que a liga traga questões de sensibilização, sobre a importância das doações. Existe ainda uma falta de informação relacionada aos profissionais de saúde”, explicou a profa. Leila Márcia Pereira de Faria.

Apresentada para o público pela primeira vez, a liga acadêmica contará com acadêmicos de diversos cursos de saúde da universidade. “Identificamos dúvidas e dificuldades nos alunos sobre a doação de órgãos. Nossa intenção é trazer conhecimento, discussões”, explicou a acadêmica de Enfermagem Brenda Ramalhos. Ainda neste semestre devem ser realizados o curso introdutório e a seleção de alunos para a liga.

Para saber mais sobre o assunto, consulte aqui a seleção de perguntas e respostas feita pela Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde e aqui a cartilha de Orientações sobre Doação de Órgãos e Tecidos, elaborada pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.