Acolhida e exposição histórica marcam primeiro dia da Calourada 2019/1

A universidade estava prestes a completar vinte anos quando o advogado Silvio da Paixão Costa, 73, formou-se em Direito, em 1979. Agora em 2019, ano em que a PUC Goiás completa seus 60 anos de história, ele retornou à universidade para acompanhar seu neto, Yuri Carneiro Menezes, 17, no Encontro Universidades e Famílias da Calourada, realizado ontem, 30, no teatro do Centro de Convenções PUC.

“Me formei aqui, minha esposa também. Agora é o meu neto quem retorna para continuar essa história. É um bom curso, né? Em uma boa universidade”, justifica, apoiando a escolha de Yuri, que ingressa agora na graduação em Ciências Aeronáuticas. “Desde criança, ser piloto é uma coisa que me interessa muito, que me chama a atenção. Gostei muito da recepção que estão fazendo”, afirma o jovem.

Um pouco abaixo, na plateia, que estava com seus 2,6 mil lugares quase que inteiramente ocupados, sentaram-se Fernando da Silva Oliveira, 41, e Laura Cristina da Silva Oliveira, 18. O pai e a filha aguardavam o início das apresentações. “Tô ansiosa. Tenho familiares estudando aqui e já ouvi muitas coisas boas”, explica Laura, que iniciará o curso de Jornalismo. “É importante receber com festa e alegria, né? Acho esse momento bom porque os pais interagem, ficam sabendo melhor onde seus filhos estão entrando”, frisa Fernando.

Acolhida

Já tradicional, a Calourada reúne, em seu primeiro dia, os acadêmicos ingressantes na graduação e seus familiares. Neste formato, o evento com a integração do Encontro Universidade e Famílias já está em sua quinta edição. “Percebemos que seria uma oportunidade ímpar de estabelecer uma parceria com quem está próximo, no dia a dia desses jovens. A graduação é uma etapa importante na vida desses jovens, e parte fundamental do processo é a família”, explica a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia de Alencar Santana, que presidiu o evento. “É um momento para saberem que estamos aqui de mãos dadas”.

Também nesse sentido de acolhida, o grão-chanceler da universidade e arcebispo metropolitano de Goiânia, dom Washington Cruz, falou aos presentes. “Faz parte do amor cristão receber bem as pessoas, para que se sintam acolhidas, esperadas”, lembra.

Reitor da universidade, o professor Wolmir Amado falou à plateia também como pai de dois egressos da instituição. “Eu sei bem o que vocês guardam no coração, os sentimentos, as expectativas”, diz. “É claro que é importante se preocupar, o que a gente decide nessa fase da vida [do início da vida adulta] reflete em todas as décadas seguintes. É muito decisiva e ficamos felizes de vocês terem nos escolhido para essa caminhada”.

As apresentações do dia foram seguidas por apresentações culturais da Cia de Dança Noah, da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da universidade e por um bate-papo com os coordenadores de curso, para que os novos acadêmicos e seus familiares pudessem tirar dúvidas sobre o curso que escolheram. Além da acolhida inicial, a Calourada 2019/1 segue com programação especial hoje e amanhã, em todas as escolas da universidade.

História

Todos que entraram no teatro ontem, passaram pela exposição Recortes da História, composta por 59 fotos históricas sobre a universidade, que completou 59 anos em outubro passado. Nos painéis, registros, também, de estudantes que marcaram história na instituição, que foi a primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro.

Elaborada pelo fotógrafo Weslley Cruz e equipe da Divisão de Comunicação Social (Dicom) da universidade, com o apoio técnico e de acervo do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), a exposição caminha por todas as décadas já percorridas pela universidade e mostra caminhos a quem deseja fazer história daqui em diante. As fotos e objetos selecionados poderão ser vistos em outros eventos da universidade até seu aniversário, no dia 17 de outubro.

Fotos do Evento

Fotos: Ana Paula Abrão
PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.