Acolhida aos estagiários da Santa Casa reúne estudantes na Área 4

Dando prosseguimento às acolhidas promovidas pela PUC Goiás, nesta quarta-feira, 29, foi a vez de reunir os estagiários e professores da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e também os diretores da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Juliany Gonçalves Guimarães,  e da Escola de Ciências Médicas e da Vida, Vanusa Claudete Anastácio Usier Leite, no auditório da Área 4.

A organização do evento foi feita pela professora Marília Rabelo, da coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Júniores (Caeme) e estiveram presentes estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Psicologia, que farão estágio na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, hospital de ensino tipo 1 credenciado junto ao Ministério da Saúde, que se presta também ao serviço educacional por intermédio do convênio com a PUC Goiás.

Ao falar sobre a importância do encontro, a professora Marília Rabelo lembrou que é nessa oportunidade em que são repassadas orientações sobre o estágio em um ambiente hospitalar, totalmente diferenciado de outros ambientes: entre outras coisas, tratar o paciente com respeito, atenção e acolhê-lo tanto quanto possível: “No estágio, os estudantes vão desenvolver competências, habilidades e aprender a trabalhar em equipe. Ali eles vão ter casos reais que vão subsidiá-los no futuro. A relevância desse estágio, em especial, é justamente por despertar comprometimento e qualificação para a vida profissional”, destaca.

Enfermeira egressa da PUC Goiás, Lara Fernanda Assunção, atualmente é a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Santa Casa. Responsável por proferir uma palestra na acolhida, ela conta que seu objetivo no evento é trazer para os alunos um pouco das normas da Santa Casa: “A gente recebe muitos alunos durante todo o ano e é importante que eles conheçam um pouquinho da nossa cultura. A Santa Casa é um hospital escola e tem o costume de ter os alunos da PUC Goiás bem próximos das atividades e eventos”, enfatiza.

FUNÇÃO SOCIAL E HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

A superintendente geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Dra. Irani Ribeiro de Moura, citou que, neste semestre, o hospital receberá quase mil estagiários que terão contato com patologias de alta complexidade, visto que 96% dos atendimentos do hospital são destinados ao SUS, casos que muitas vezes a rede particular não trata pelos baixos valores repassados pela rede pública: “Nesse contexto, a intenção principal do estágio é ensinar a praticar a humanização da assistência à saúde”, afirma.

Presente na acolhida, a estudante do 5º período do curso de Enfermagem, Isadora Sousa Silva, contou que gostou muito de fazer estágio na Santa Casa: “O contato multiprofissional que esse campo de estágio proporciona agrega muito na minha formação. Tenho mais um semestre de estágio lá pela frente”, comemora.

Fotos: Wagmar Alves

 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.