Psicologia

Bacharelado

Psicologia

Bacharelado

Compreender os outros e também a si mesmo? O curso de Psicologia, pioneiro no Centro-Oeste, oferece autoconhecimento e uma ampla capacidade de análise da mente humana e forma profissionais capazes de melhorar a qualidade de vida daqueles a quem assiste. Em um mundo cada vez mais frenético, a ansiedade, a depressão e outros distúrbios se tornam mais comuns e precisam de apoio profissional. O psicólogo é responsável por prevenir, diagnosticar e cuidar de distúrbios da mente. Também são estes profissionais da saúde que podem facilitar o diálogo e criar espaços mais equilibrados e funcionais, seja no trabalho, na escola ou na própria família. Ao se tornar psicólogo, você terá um papel importante na área da saúde e também na organização da sociedade.

Infraestrutura

Ligado à Escola de Ciências Sociais e Saúde, o curso de Psicologia possui salas amplas e climatizadas, apropriadas para as aulas teóricas e práticas da grade curricular. Os acadêmicos também contam com a infraestrutura da Biblioteca Central do Câmpus I e dos espaços interdisciplinares, como o Programa de Orientação Acadêmica. As aulas práticas tem o suporte da Clínica Escola Vida e do Centro de Estudos, Pesquisa e Prática Psicológica, onde os estudantes podem atuar durante a formação e construir o conhecimento a partir da experiência orientadas por profissionais.
Os estudantes também têm acesso a dois laboratórios: Laboratório de Técnica de Avaliação Psicológica e Laboratório de Análise Experimental do Comportamento (LAEC). Destaque para o LAEC que é referência nacional em etologia com equipamentos modernos e na pesquisa experimental em humanos e infra-humanos.

Carreiras

A carreira de Psicologia vai muito além do consultório, onde o profissional pode atuar como terapeuta em diversas linhas e apoiar a melhoria da qualidade de vida dos seus paciente.

A Psicologia também é uma ciência importante dentro dos hospitais, nas equipes multiprofissionais, na educação, na justiça e na área de recursos humanos. Com seu conhecimento, ele pode assumir posições de liderança, gerenciar e administrar equipes de trabalho e atuar no processo formativo dos profissionais.

Pesquisa

A pesquisa é fundamental para a formação em Psicologia. É por isso que o curso incentiva a pesquisa desde o primeiro período com a Iniciação Científica com a participação nos núcleos de pesquisa: Laboratório de Análise Experimental do Comportamento – LAEC; Núcleo de Estudos Psicossociais (NEPSI); Núcleo da Infância, Adolescência e Família (NIAF) e Núcleo de Pesquisa, Avaliação e Intervenção Clínica (NUPAICC), NPPS. Eles contribuem no desenvolvimento das competências e habilidades dos futuros psicólogos para sejam críticos e questionadores.

Extensão

Importante missão da universidade, a ação extensionista é realizada na graduação em Psicologia a partir de projetos e do trabalho das ligas acadêmicas, sempre tornando possível a interface do conhecimento com a comunidade. É uma forma dos estudantes colocarem em prática o aprendizado.

Monitoria

O programa de monitoria é desenvolvido no Departamento desde 1984 e tem por objetivo a formação acadêmica do aluno, propiciando o aprofundamento de estudos, mediante apoio às atividades docentes. O monitor tem carga horária de 12 horas semanais distribuídas entre estudo, atendimento aos alunos e apoio às atividades do docente. Os monitores submetem-se a processo seletivo público para as categorias de Monitoria com bolsa e Monitoria voluntária. Em ambas as categorias, o monitor recebe certificado. No semestre 2005/2, o Departamento de Psicologia registrou 20 monitores com bolsas e 76 voluntários. O exercício da Monitoria, tanto com bolsa quanto sem direito à bolsa, deve ser objeto de avaliação constante, e os resultados do desempenho do aluno devem ser informado em relatórios específicos sobre as atividades.

A atividade de monitoria, sem direito à bolsa de estudos, precisa ser continuamente divulgada e incentivada por ser uma prática acadêmica e educativa que, independente do beneficio da bolsa, contribui com o projeto de formação do aluno.

A monitoria é uma atividade acadêmica, cujo lócus é a proposta curricular. A estrutura curricular dos cursos da PUC Goiás, basicamente, apresenta-se disposta em disciplinas e em eixos temáticos.

Estágio

O estágio curricular é sistematizado pelo Conselho Federal de Educação, por meio de leis que regulamentam os cursos de formação em Psicologia e a formação de psicólogos. Obedece aos critérios determinados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), bem como a “Política Geral de Estágio e Extensão”, aprovada pelo CEPE/PUC em 16/12/92, na legislação pertinente ao estágio, na Lei de Diretrizes e Bases para a Educação, Lei no 9.394, de 20/12/1996, e em documentos da PUC que tratam da questão acadêmica, incluindo o novo texto da ETG, colocado em discussão em maio de 2004, denominado “Política de Estágio – versão preliminar”. Sua especificidade de desempenho se encontra dentro da Psicologia, nas diferentes modalidades da prática e nas diversas formas de abordagem teórica. O aluno pode atuar nas mais diversas áreas, entre elas: Psicologia Escolar, Psicologia Social, Psicologia das Organizações e do Trabalho, Psicologia Hospitalar e da Saúde, Psicologia Clínica Comportamental, Psicologia Clínica em Gestalt, Psicologia Clínica Psicodrama, Psicologia Clínica em Psicanálise. Clique aqui e confira o Manual do Estágio Curricular Obrigatório do curso.

Trabalho de Conclusão do Curso

Segundo o MEC não há obrigatoriedade na realização do Trabalho de Conclusão do Curso, mas os que são feitos seguem o padrão da APA. Clique aqui e confira a Regulamentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

TURNO

Matutino ou noturno

Portaria MEC

Nº 948 de 30/08/2021

Localização

Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Câmpus I, Área 4, Av, Universitária 1.440, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.975,82*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2018
MEC 2018

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Psicologia na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Psicologia.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Lila Maria Spadoni Lemes

Coordenadora do curso de Psicologia