Psicologia

Conceito Capes:

4

Duração:

24 e 48 meses

Modalidade:

Mestrado e Doutorado

Sobre o Programa

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia é reconhecido pela CAPES (Portaria MEC 656/2017). O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia tem como Área de Concentração em Psicologia, sendo esta estruturada em três linhas de Pesquisa a partir de 2018, denominadas: Análise do Comportamento; Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção; e Processos Psicossociais.

Objetivo Geral

O Programa objetiva atuar efetivamente como polo formador de recursos humanos (Mestres e Doutores) de alto nível de qualificação, para a docência de nível superior, a pesquisa científica em psicologia, com repercussão e integração regional, nacional e internacional; propiciar a produção de conhecimento científico de elevada qualidade em psicologia, assim como promover a disseminação e partilha social desse conhecimento com segmentos sociais que o demandem no desenvolvimento de ações de extensão e aplicação; servir como polo de inteligência na integração com instituições públicas e privadas na análise de problemas sociais (manifestos no nível dos indivíduos ou de grupos) e elaboração de políticas públicas para combate a tais problemas, principalmente nas esferas municipal, estadual, regional (considerando a carência dessa formação em parcelas do Centro-Oeste e Norte), além de seu envolvimento na produção e formação nacional e internacional em psicologia.

Histórico

O PSSP teve início em 1999, com o curso de mestrado em psicologia. O início do programa ocorreu em um período em que o curso de graduação em psicologia da PUC Goiás era o único em toda a região Centro-Oeste, exceção feita àqueles já existentes na Universidade de Brasília e CEUB. Os primeiros anos do PSSP foram marcados pela expansão concomitante da oferta de ensino de graduação e especialização em psicologia na região e, como decorrência direta disto, do aumento gradual da demanda por formação em nível de pós-graduação stricto sensu. O PSSP converteu-se em alvo natural desta demanda, sendo os primeiros anos do programa caracterizados por intenso trabalho de orientação, dentre aquelas atividades previstas para a formação de mestres em psicologia.

O processo contínuo de reestruturação levou à atualização das linhas de pesquisa, sempre em busca da consolidação do programa. Com isso, o relativo sucesso da estrutura do programa foi verificado pelo 1) aumento da produção docente qualificada (artigos em periódicos Qualis internacionais e nacionais, livros, capítulos de livros e trabalhos completos em anais de eventos relevantes), e 2) a manutenção de um alto índice de defesas dentro de prazos próximos aos 24 meses regulares para o mestrado, instigou a elaboração de um projeto de curso de doutorado para o programa. O projeto foi aprovado em meados de 2006 e as vagas para doutoramento no PSSP foram abertas no processo seletivo discente de 2007. Com o início do curso de doutorado e o consequente aumento das exigências sobre a estrutura vigente para a plena viabilização do curso, o Colegiado do PSSP deu início a novo processo de reestruturação do programa.

Essa reestruturação foi pautada, até certo ponto, pelo resgate de certos aspectos que eram característicos da proposta original do programa. Assentou-se sobre o entendimento de que o PSSP poderia se organizar mais adequadamente como um Programa com área de concentração geral, sendo as três subáreas tradicionais do Programa convertidas em linhas de pesquisa. Assim, a estrutura do PSSP veio a ser definida por uma área de concentração: Psicologia, e três linhas de pesquisa: Análise e Evolução do Comportamento; Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações; e Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde. Essa estrutura permitiu um determinado nível de integração entre as linhas, com disciplinas comuns e disciplinas específicas, possibilitando ao discente de uma linha a inserção em disciplinas e projetos das demais linhas de Pesquisa. Em 2018, como parte de um processo de autoavaliação e acompanhamento contínuos, as linhas foram reformuladas, sendo construída a atual configuração.

Clique aqui para acessar o guia do PSSP – Contém as principais informações referentes a formas de participação ou ingresso e sobre os critérios atuais para realização de Mestrado e Doutorado em Psicologia no PSSP. Em virtude de processo de atualização do programa, alguns critérios podem ser alterados para o próximo ano.

No último quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 4 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil – Portaria 656/2017.

Áreas de Concentração

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia tem como Área de Concentração em Psicologia, sendo esta estruturada em três linhas de Pesquisa para os ingressantes até 2017: Análise e Evolução do Comportamento, Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde. Para os ingressantes a partir de 2019, a estruturação as linhas de pesquisa foram ancoradas em pontos centrais que convergem diferentes projetos e produção de conhecimento. Com isso, o programa manteve sua Área de Concentração em Psicologia, com três Linhas de Pesquisa, denominadas: Análise do Comportamento; Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção; e Processos Psicossociais.

 

Descrição das Linhas de Pesquisa

Análise do Comportamento

            Desenvolve pesquisas básicas e aplicadas referentes a processos comportamentais verbais e não verbais em contextos experimentais, clínicos e comunitários. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: operações e processos de controle por eventos ambientais antecedentes ao comportamento; operações e processos de controle por eventos ambientais consequentes ao comportamento; comportamento de escolha; comportamento verbal; aprendizagem; modificação do comportamento, relação terapêutica, comportamento do consumidor; terapia comportamental; análise funcional do comportamento; análise funcional das várias dimensões da relação terapeuta-cliente; sistemas instrucionais; automação da aprendizagem.

 

Saúde: Avaliação e Intervenção

Desenvolve pesquisas relacionadas a avaliação e intervenção em aspectos psicológicos do bem-estar, prazer e sofrimento, sob perspectivas quantitativas ou qualitativas, nos contextos clínico, hospitalar, organizacional, do trabalho e situações sociais. Objetiva a produção de conhecimento sobre os fundamentos epistemológicos, teórico-conceituais, metodológicos de avaliação e de intervenção característicos: das abordagens clínicas individuais, com ênfase em processos da personalidade gravemente desviante (psicopatológicos); e dos processos de atenção e cuidado integral com a saúde coletiva e promoção da qualidade de vida em diferentes contextos. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: clínica psicanalítica e a psicopatologia fundamental; avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde; psico-oncologia e reabilitação; saúde do trabalhador em área de promoção da saúde; valores, coping e bem-estar; políticas públicas em saúde; comportamentos, significados e motivações do trabalhador no contexto organizacional;  vivências de prazer e sofrimento no trabalho; gestão ambiental em organizações; desenvolvimento de tecnologias de intervenção voltadas para a produtividade em organizações.

Processos Psicossociais 

Realiza pesquisas e intervenções em processos sociais, objetivando a produção de conhecimento sobre fenômenos sociais complexos, abordados a partir do reconhecimento das diferentes modalidades do pensamento social e o estudo das relações entre o indivíduo e a sociedade, e dos processos intra e intergrupais característicos da dinâmica destas relações. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: relações entre representações sociais e práticas sociais; identidade social; discriminação e preconceito social; proposição, desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias sociais; violência e dialética da exclusão/inclusão social; impacto da ideologia e do contexto sócio-histórico na subjetividade do indivíduo; cultura e o processo de individuação; a construção de sentidos e significados em processos psicossociais de violência contra mulheres, crianças e adolescentes; atendimento psicoterapêutico em redes de atenção a mulheres, crianças e adolescentes. Visando compreensão abrangente e profunda dos fenômenos sociais de interesse, várias perspectivas teóricas são consideradas criticamente: a teoria das representações sociais, o sócio-cognitivismo, a abordagem sócio-histórica, a teoria crítica, o materialismo histórico-dialético.

 

Atualizado em 20/05/2017 – CPD/INTERNET

Integridade Acadêmica

O Programa objetiva atuar efetivamente como polo formador de recursos humanos (Mestres e Doutores) de alto nível de qualificação, para a docência de nível superior e a pesquisa científica em psicologia, com repercussão e integração regional, nacional e internacional; propiciar a produção de conhecimento científico de elevada qualidade em psicologia, assim como promover a disseminação e partilha social desse conhecimento com segmentos sociais que o demandem; servir como polo de inteligência na assessoria a instituições públicas e privadas na análise de problemas sociais (manifestos no nível dos indivíduos ou de grupos) e elaboração de políticas públicas para combate a tais problemas, nas esferas municipal, estadual, regional, nacional e internacional.

Atualizado em 20/05/2017 – CPD/INTERNET

Linhas de pesquisa 

Linhas de pesquisa 

Linhas de Pesquisa em vigor a partir de 2018

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO – Desenvolve pesquisas básicas e aplicadas referentes a processos comportamentais verbais e não verbais em contextos experimentais, clínicos e comunitários. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: operações e processos de controle por eventos ambientais antecedentes ao comportamento; operações e processos de controle por eventos ambientais consequentes ao comportamento; comportamento de escolha; comportamento verbal; aprendizagem; modificação do comportamento, relação terapêutica, comportamento do consumidor; terapia comportamental; análise funcional do comportamento; análise funcional das várias dimensões da relação terapeuta-cliente; sistemas instrucionais; automação da aprendizagem.

SAÚDE: PROCESSOS, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO – Desenvolve pesquisas relacionadas a avaliação e intervenção em aspectos psicológicos do bem-estar, prazer e sofrimento, sob perspectivas quantitativas ou qualitativas, nos contextos clínico, hospitalar, organizacional, do trabalho e situações sociais. Objetiva a produção de conhecimento sobre os fundamentos epistemológicos, teórico-conceituais, metodológicos de avaliação e de intervenção característicos: das abordagens clínicas individuais, com ênfase em processos da personalidade gravemente desviante (psicopatológicos); e dos processos de atenção e cuidado integral com a saúde coletiva e promoção da qualidade de vida em diferentes contextos. Dentre os vários temas de investigação encontram-se: clínica psicanalítica; educação em saúde; avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde; psico-oncologia e reabilitação; saúde do trabalhador em área de promoção da saúde; valores, coping e bem-estar; políticas públicas em saúde; comportamentos, significados e motivações do trabalhador no contexto organizacional;  vivências de prazer e sofrimento no trabalho; gestão ambiental em organizações;  desenvolvimento de tecnologias de intervenção voltadas para a produtividade em organizações.

PROCESSOS PSICOSSOCIAIS – Realiza pesquisas e intervenções em processos sociais, objetivando a produção de conhecimento sobre fenômenos sociais complexos, abordados a partir do reconhecimento das diferentes modalidades do pensamento social e o estudo das relações entre o indivíduo e a sociedade, e dos processos intra e intergrupais característicos da dinâmica destas relações. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: relações entre representações sociais e práticas sociais; identidade social; discriminação e preconceito social; proposição, desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias sociais; violência e dialética da exclusão/inclusão social; impacto da ideologia e do contexto sócio-histórico na subjetividade do indivíduo; cultura e o processo de individuação; a construção de sentidos e significados em processos psicossociais de violência contra mulheres, crianças e adolescentes; atendimento psicoterapêutico em redes de atenção a mulheres, crianças e adolescentes. Visando compreensão abrangente e profunda dos fenômenos sociais de interesse, várias perspectivas teóricas são consideradas criticamente: a teoria das representações sociais, o sócio-cognitivismo, a abordagem sócio-histórica, a teoria crítica, o materialismo histórico-dialético.

Linhas de pesquisa em vigor até 2017

O curso apresenta três linhas de pesquisas abrigadas sob a mesma área de concentração: Análise e Evolução do ComportamentoPsicologia Social, do Trabalho e das Organizações e Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde.

1. ANÁLISE E EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO: Objetiva produzir conhecimento sobre princípios e processos psicológicos básicos, assim como tecnologia a partir deste conhecimento. Organiza-se em três vertentes: 1) o estudo empírico-experimental das interações entre organismos (como totalidades, intactos, humanos ou infra-humanos, como indivíduos ou em grupos) e o ambiente (físico, social, biológico e/ou histórico), pautado pela perspectiva epistemológica do behaviorismo radical; 2) o estudo naturalístico da organização social, da comunicação verbal e não-verbal e de habilidades cognitivas de humanos e infra-humanos, e 3) o desenvolvimento de tecnologia de informática para o estudo de processos de aprendizagem no contexto do ensino presencial e à distância, e também o de instrumentação para a pesquisa psicológica. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: 1) operações e processos de controle por eventos ambientais antecedentes ao comportamento (discriminação simples e condicional, generalização de estímulos, formação de classes de equivalência); 2) operações e processos de controle por eventos ambientais conseqüentes ao comportamento (efeitos dos parâmetros do reforço, esquemas de reforçamento simples e complexos); 3) inter-relações de contingências, controle contextual e padrões comportamentais verbais ou não-verbais complexos (formulação e seguimento de regras, correspondência dizer-fazer, comportamento de nomear; comportamento “lingüístico”); 4) quantificação da lei do efeito; 5) comportamento do consumidor; 6) aprendizagem motora; 7) emissão e detecção de mentiras; 8) sistemas instrucionais presenciais e computadorizados; 9) inteligência artificial e automação da aprendizagem.

2. PSICOLOGIA SOCIAL, DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES: Objetiva a produção de conhecimento sobre fenômenos sociais complexos, abordados a partir do reconhecimento das diferentes modalidades do pensamento social. Organiza-se em duas vertentes: 1) o estudo das relações entre o indivíduo e a sociedade, e dos processos intra e intergrupais característicos da dinâmica destas relações, e 2) o estudo das relações do indivíduo com o contexto organizacional em que atua como trabalhador. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: 1) relações entre representações sociais e práticas sociais; 2) representações e práticas sociais nos campos da saúde e da educação; 3) representações e práticas sociais no trânsito; 4) identidade social; 5) discriminação e preconceito social; 6) proposição, desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias sociais; 7) violência e dialética da exclusão/inclusão social; 8) impacto da ideologia e do contexto sócio-histórico na subjetividade do indivíduo; 9) cultura e o processo de individuação; 10) a construção de sentidos e significados em processos psicossociais de violência contra mulheres, crianças e adolescentes; 12) atendimento psicoterapêutico em redes de atenção a mulheres, crianças e adolescentes; 13) percepções, atitudes, comportamentos, significados e motivações do trabalhador no contexto organizacional; 14) vivências de prazer e sofrimento no trabalho; 15) trabalho em organizações de entretenimento, lazer e arte; 16) gestão ambiental em organizações; 17) desenvolvimento de tecnologias de intervenção voltadas para a produtividade em organizações. Visando compreensão abrangente e profunda dos fenômenos sociais de interesse, várias perspectivas teóricas são consideradas criticamente: a teoria das representações sociais, o sócio-cognitivismo, a abordagem sócio-histórica, a teoria crítica, o materialismo histórico-dialético, abordagem psicodinâmica do trabalho, a teoria dos valores organizacionais e culturais.

3. PSICOPATOLOGIA CLÍNICA E PSICOLOGIA DA SAÚDE: Objetiva a produção de conhecimento sobre os fundamentos epistemológicos, teórico-conceituais, metodológicos e de intervenção característicos: 1) das abordagens clínicas individuais, com ênfase em processos da personalidade gravemente desviante (psicopatológicos), e 2) dos processos de atenção e cuidado integral com a saúde coletiva e promoção da qualidade de vida. Dentre os vários temas de investigação, encontram-se: 1) clínica psicanalítica e a psicopatologia fundamental; 2) psicodinâmica da obesidade; 3) perversão, psicanálise e modernidade; 4) transtornos psicossomáticos e somato-psicológicos; 5) avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde; 6) adesão a tratamento; 7) psico-oncologia e reabilitação; 8) saúde do trabalhador em área de promoção da saúde; 9) valores, coping e bem-estar; 10) a síndrome de burnout; 11) terapia comportamental; 12) análise funcional do comportamento gravemente desadaptado; 13) comportamento verbal psicótico em contexto clínico; 14) análise funcional das várias dimensões da relação terapeuta-cliente; 15) dor crônica e psicoterapia; 16) expressão de emoções e saúde; 17) oferta de serviços terapêuticos e políticas públicas em saúde.

Grupos de Pesquisa

Abaixo os grupos de Pesquisa liderados por professores do PSSP. No entanto, os docentes do PSSP também participam de outros grupos de pesquisa, ligados a outras instituições. Caso seja de interesse conhecer, acessar o lattes do professor ou o diretório DGP do CNPq.

Projetos de Pesquisa

Os Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia estão inseridos dentro de suas respectivas linhas de pesquisa e estão discriminados abaixo:

BASE DE PROJETOS

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Instruções:

♦ Consulta via campo PROFESSOR COORDENADOR

Consulte informando o nome do(a) professor(a)/pesquisador(a), membro do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PSSP), sobre o qual você pretende conhecer os projetos. A lista dos(as) professores(as)/pesquisadores(as) membros do PSSP está na guia CORPO DOCENTE.

♦ Consulta via campo NÚCLEO DE PESQUISA

Consulte selecionando um dos núcleos de pesquisa (ou programa) abaixo listados. Na listagem fornecida, localize o nome do(a) professor(a)/pesquisador(a), membro do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PSSP), sobre o qual você pretende conhecer os projetos. A lista dos(as) professores(as)/pesquisadores(as) membros do PSSP está na guia CORPO DOCENTE.

1) Laboratório de Análise Experimental do Comportamento (LAEC)

2) Núcleo de Estudos Psicossociológicos (NEPSI)

3) Núcleo de Pesquisa Aplicada a Intervenções Comunitárias e Clínicas (NUPAICC)

4) Núcleo de Pesquisa da Infância, Adolescência e Família (NPIAF)

5) Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Observação: Informações sobre projetos de pesquisa dos(as) professores(as)/pesquisadores(as) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PSSP) também podem ser encontradas no currículo Lattes de cada professor(a)/pesquisador(a). O acesso aos currículos é possível a partir da guia CORPO DOCENTE.

Corpo Docente

DOCENTES ORIENTADORES

Linha de Pesquisa: Análise do Comportamento

 Dr. CRISTIANO COELHO
(Coordenador)
Doutor em Psicologia
Universidade de Brasília (Brasil)
Orientador de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected] 
Lattes: lattes.cnpq.br/0905415720792566

Dra. ILMA APARECIDA GOULART DE SOUZA BRITTO
Doutora em Ciências Sociais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
Orientador de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/0602507472745269

Dr. LAURO EUGÊNIO GUIMARÃES NALINI
Doutor em Psicologia
Universidade de Brasília (Brasil)
Orientador de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/7555089672749145

Dr. LORISMARIO ERNESTO SIMONASSI
Doutor em Psicologia Experimental
Universidade de São Paulo (Brasil)
Orientador de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/4405420791699259

Dra. ROBERTA MAIA MARCON
(Profa colaboradora)
Doutora em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Orientadora de Mestrado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/1427349763491039

Dra. SÔNIA MARIA MELLO NEVES
Doutora em Psicologia Experimental
University College of  North Wales (Reino Unido)
Orientadora de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/7872532428660804

Linha de Pesquisa: Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção

Dra. ANA CRISTINA RESENDE
Doutora em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil)
Orientador de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected] , [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/5000386479237044

Dra. DANIELA SACRAMENTO ZANINI
(Vice-Coordenadora)

Doutora em Psicologia
Universidad de Barcelona (Espanha)
Orientadora de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/8399407321735975

Dr. FÁBIO JESUS MIRANDA
Doutor em Psicologia
Universidade de Brasília (Brasil)
Orientador de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/4800752200468738

Dra. HELENIDES MENDONÇA
Doutora em Psicologia
Universidade de Brasília (Brasil)
Orientador de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/3487676973485005

Dra. KÁTIA BARBOSA MACEDO
Doutora em Psicologia Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
Orientadora de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected] [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/6558782387284931

Dr. LUC MARCEL ADHEMAR VANDENBERGHE
Doutor em Psicologia
Universite de l’Etat a Liege (Bélgica)
Orientador de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/5143352856295345

Dra. MARGARETH REGINA GOMES VERÍSSIMO DE FARIA
(Profa. Colaboradora)
Doutora em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Orientadora de Mestrado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/0726485527435503

Dr. SEBASTIÃO BENÍCIO DA COSTA NETO
Doutor em Psicologia
Universidade de Brasília (Brasil)
Orientador de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/6712785343402727

Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais

Dr. DIVINO DE JESUS DA SILVA RODRIGUES
(Prof. Colaborador)
Doutor em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil)
Orientador de Mestrado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/2861290567624956

Dra. LENISE SANTANA BORGES
Doutor em Psicologia Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
Orientadora de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/6303031940238761

Dra. LILA MARIA SPADONI LEMES
Doutora em Psicologia
Université Paris Descartes, Sorbonne (França)
Orientadora de Mestrado e Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/1490734770061584

 

Dra. ROSANA CARNEIRO TAVARES
(Profa. Colaboradora)
Doutora em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil)
Orientadora de Mestrado
E-mail: [email protected][email protected]
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/1919352866956578

Dra. SONIA MARGARIDA GOMES SOUSA
Doutora em Psicologia Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
Orientador de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/1511889781304921

Dra. VANNUZIA LEAL ANDRADE PERES
Doutora em Psicologia
Universidade de Brasília (Brasil)
Orientadora de Mestrado e  Doutorado
E-mail: [email protected][email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/9655439236866635


Chamada PSSP 04/2018 – Credenciamento Docentes no Programa

Resultado da Chamada de Credenciamento

Acesse a Chamada

Baixe o formulário

Acesse os critérios de avaliação de Livros

Acesse o Qualis Periódicos

Acesse o Edital CAPES 08/2016

Confira as descrições das Linhas de Pesquisa do PSSP

Turmas

Em Breve!

Documentação

Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Legislação Federal

FORMULÁRIOS: 

Formulário Solicitação Defesa Mestrado

Formulário Solicitação Qualificação Mestrado

Formulário Solicitação Defesa Doutorado

Formulário Solicitação Qualificação Doutorado

Formulário para Solicitação de Estágio Docência

Declaração de Estágio Docência

 TERMO DE ADESÃO AO EXERCÍCIO VOLUNTÁRIO

REQUERIMENTOS:

Solicitação de Prorrogação de Prazo

Formulário para Solicitação de Trancamento de Matrícula

REQUERIMENTO GERAL

MUDANÇA-DE-ORIENTADOR

APROVEITAMENTO DE CRÉDITO DE DISCIPLINA CURSADA COMO ALUNO (A) EXTRAORDINÁRIO (A)

APROVEITAMENTO DE CRÉDITO DE DISCIPLINA CURSADA EM OUTRA IES

APROVEITAMENTO DE CRÉDITO DO MESTRADO PARA O DOUTORADO

Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas

Certificados

(Clique no respectivo link para abrir o arquivo. Após digite ctrl + F e insira seu nome na caixa de diálogo para procurar).

Processo Seletivo

PROCESSOS SELETIVOS ABERTOS

Chamada 02/2024 – PSSP – Pós-Doutorado Estratégico

A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (PUC GOIÁS), no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o processo de seleção de candidatos para concessão de uma (1) bolsa de Pós-Doutorado vinculada ao Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Edital n. 16/2022-CAPES.

 

CHAMADA ORIGINAL APENAS PARA REGISTRO

Subistituída pela chamada retificada, com as alterações dos itens 5)b) e 6.2)a)

ACESSE AQUI A CHAMADA RETIFICADA – em vigor

 

PROCESSOS SELETIVOS ENCERRADOS

Chamada 01_2024_Aluno Extraordinário e Especial 2024_1

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS – TURMA 2024_1

Inscrições: de 21 de dezembro de 2023 até 31 de janeiro de 2024

Resultado preliminar

Homologação das inscrições

Agendamento das entrevistas

Edital Complementar 61-2023-PROPE _ PSSP 2024

INSCREVA-SE
Vagas Seleção Complementar

 

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2024/1

Inscrições até 16 de fevereiro de 2024

RESULTADO FINAL Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE

Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

 APN N. 002-2022-GR – hospedagem Stricto Sensu

 SELEÇÃO PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR – 2023

Chamada 006-2023-PSSP – PDSE-CAPES 2023_2024

Edital_CAPES PDSE_30_2023

Edital_20-2023- PDSE CAPES_Anexo_I___Termo_de_Outorga_

Edital_30-2023-PDSE CAPES_Declaracao_Reconhecimento_da_Fluencia_Linguistica_do_cooorientador_no_exterior_2

Edital_30-2023-PDSE CAPES_Declaracao_Fluencia_Orient_Brasileiro_2

Edital_30-2023-PDSE CAPES_Declaracao_Fluencia_Orient_Brasileiro_2

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2024_1

Inscrições: de 05 de setembro até 27 de novembro de 2023

EDITAL N. 45-2023-PROPE – Seleção Discente PSSP para turma 2024_1

Edital RETIFICADO n. 57_2023 _ PSSP (PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES)

Homologação das Inscrições e instruções para acesso às provas

Resultado do Processo Seletivo PSSP 2024
 
 

 RETIFICAÇÃO – Chamada-03_2023_Aluno-Extraordinario-e-Especial-2023_2

 Formulário de Inscrição – Link

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2023/2

Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

RESULTADO FINAL Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE

Formulário de Inscrição Chamada Hospedagem Estudantil

Seleção Pós-Doutorado – 2023

Resultado Edital 3 POSDOC-PSSP

Homologação Seleção Pós-Doutorado Edital 3/2023

Edital 3 POSDOC/2023 -PSSP

Errata Edital 3 POSDPC/2023 

Acesse aqui os editais encerrados

Pós-Doutorado

ESTÁGIOS PÓS-DOUTORAIS EM ANDAMENTO

Nome:

Título do Projeto:

Supervisor:

Vigência:

Agência financiadora:

ESTÁGIOS PÓS-DOUTORAIS EM ENCERRADOS

Nome:

Título do Projeto:

Supervisor:

Vigência:

Bolsas e Financiamentos

LEGISLAÇÃO VIGENTE CAPES-PROSUC

TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2024

Declaração de Acúmulo de Benefícios

PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC

Portaria nº 133, de 10 de Julho de 2023

Portaria nº 187, de 28 de Setembro de 2023

PODE PUC  e FUNDACRED 2023/1
Inscrições até 10 de abril de 2023
 Acesse o Edital – PODE PUC e FUNDACRED Edital_3_2023
 
Legislação Bolsas e Financiamentos PROSUC/CAPES

PORTARIA CAPES n° 149, de 1 de agosto de 2017 – Regulamento PROSUC

PORTARIA CAPES nº 73, de 6 de abril de 2022 – Alocação da cota de bolsas de estudo e_ou auxílios escolares pela pró-reitoria aos PPGSS

Ofício Circular nº 5_2022-GAB_PR_CAPES, de 12 de abril de 2022 – Distribuição de Cotas de Bolsas Pró-Reitorias

Ofício n° 276_2022-CPG-CGSI-DPB-CAPES, de 13 de junho de 2022 _ Cota de bolsas e_ou auxílios escolares para as pró-reitorias

COMUNICADO – Critérios de Distribuição das cotas Pró-reitoria aos PPGSS

Quadro de Distribuição

Critérios de Pontuação TIPAC – PSSP

Editais de Bolsas em Andamento

CHAMADA PSSP 03/2024 – BOLSA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – DOUTORADO –  CNPq 35/2023 – PIBPG

 

Editais de Bolsas Encerrados

Processo Seletivo de Bolsas de Mestrado e Doutorado – PROSUC/CAPES

ATENÇÃO: Leiam atentamente a chamada e as instruções para preenchimento da TIPAC

Bolsa de Doutorado Sanduíche CAPES (PDSE)

FAPEG

CAPES / CNPq

Bolsas:

Financiamentos:


Acesse aqui as chamadas anteriores 

Qualificações e Defesas

DEFESAS DE MESTRADO                                                                                                            

Próximas defesas

Érika Greicy Koyama Rehder – MAPEANDO PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE GÊNERO EM CONTEXTO DA TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL A PARTIR DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES DAS REVISTAS NOVA PERSPECTIVA SISTÊMICA E PENSANDO FAMÍLIAS

22/03/2024 – 09h – Via webconferência em plataforma digital.

Clique aqui para acessar

                                                 

DEFESAS DE DOUTORADO

Próximas defesas

Iorhana Almeida Fernandes  – AVALIAÇÃO DO BEM-ESTAR NA ADOLESCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA POSITIVA

20/03/2024 – 09h – Via webconferência em plataforma digital.

Clique aqui para acessar

Larissa Queiroz Azevedo de AquinoANÁLISE FUNCIONAL, INTERVENÇÃO E NEUROIMAGENS CEREBRAIS PARA MODIFICAR COMPORTAMENTOS DE PESSOAS COM O DIAGNÓSTICO DE DEPRESSÃO

22/03/2024 – 17h – Via webconferência em plataforma digital.

Clique aqui para acessar

Luçany Silva Bueno –PROCESSO AVALIATIVO DE DISTRESS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PÓS-PANDEMIA

27/03/2024 – 13h – Via webconferência em plataforma digital.

Clique aqui para acessar

DECLARAÇÕES DE PRESENÇA EM BANCA DE DEFESA 

Defesas 2024

MESTRADO

Luciana Pacheco Miranda Rochael 08.01.2024

Rogério Teles de Souza 12.01.2024

Lessa Mendes Mariano Gebrim 15.01.2024

DOUTORADO

Atualizando

DEFESAS 2023

DOUTORADO

Isis Juliane Arantes Granja 28-04-23
Alda Nazaré Santos do Nascimento 31-03-23
Luciene Campos Falcão Silveira 07-03-23
Bruna Luise da Silva 13-02-23

MESTRADO

Sarah Tolentino Soyer Fraga 05-04-23
Luiza Macedo Ferreira 29-03-2023
Lara Mônica Moraes Corrêa 28-03-23
Andreoly Nogueira Monção 24-03-23
Eduardo Borges do Carmo 15-03-23
Mariana Guimarães de Paula 09-03-23
Karolinne Del Carmen Trucco da Cunha 08.12.2023

 

DEFESAS ANTIGAS

DOUTORADO

Taís Guedes de Melo
Olívia Rodrigues da Cunha
José Xavier Rodovalho
Elisângela Eurípedes Resende Guimarães
Davi Lopes Pereira
Vanusa Claudete Anastácio Usier Leite
Suely Pereira de Faria

MESTRADO

Tharmes Chiodarelli Cambauva dos Santos
Sharena Andrade Gomes Leão
Romylton Alessandro da Silva Costa
Rafaela Vieira de Oliveira
Gabriela Carvalho Mizuno Alves
Eliane Gouveia Martins
Letícia de Sousa Bringel Faustino
Rafael Domenciano Silva
Lorena Rodrigues Lourenço
Lorena de Oliveira Lobo Carneiro.doc
Bruna Brasil Pereira Garcia Lima
Soraya Barros Guimarães
Jéssica Gomes Cordeiro
Anna Laura Leal Freire
Vivian de Paula Figueiredo Cavalcante
 

    

                                                                                                     

 

Estrutura Curricular

Clique aqui e acesse as Disciplinas do PSSP em 20241

Matrizes curriculares atuais

O PSSP trabalha na perspectiva que a formação teórico-metodológica consiste em um aspecto fundamental para a formação e desenvolvimento dos discentes nos dois níveis, bem como o conhecimento mais aprofundado dos métodos e teorias próprios das respectivas linhas de pesquisa do discente e das outras linhas de pesquisa.

A oferta de disciplinas busca garantir repertórios fundamentais da Área de Concentração em Psicologia e a inserção nas diferentes Linhas de Pesquisa do Programa. Os discentes do Mestrado têm que cumprir 20 créditos e os discentes de Doutorado têm que cumprir 24 créditos em disciplinas, dentre disciplinas obrigatórias com focos teórico geral, metodológico e de ensino, e disciplinas optativas voltadas para aprofundamento teórico e temático nas linhas de pesquisa. Além dos créditos em disciplinas, os discentes têm que cumprir créditos em atividades acadêmico-científicas, compostas por estágio docência e créditos-atividade.

Atividades acadêmico-científicas

Os discentes de mestrado têm que realizar um estágio em disciplina de graduação e os discentes de doutorado têm que realizar dois estágios: um estágio em disciplina de graduação e um estágio em disciplina de pós-graduação stricto sensu. Cada estágio tem carga horária de 30 horas e corresponde a dois créditos. Tanto para mestrandos quanto para doutorandos, a realização do estágio docência ocorre após o discente cursar a disciplina de docência, que prepara o discente com relação a questões didático-pedagógicas, relação professor-aluno, sistema educacional, as funções docentes.

As atividades complementares são denominadas Créditos Atividades. Essas atividades foram sistematizadas de forma a possibilitar a inserção em atividades extra-curriculares, com reconhecimento de atividades técnico-científicas, privilegiando atividades relacionadas ao perfil do egresso, como participação em eventos, participação em atividades do programa, apresentações de trabalho, submissão de manuscrito para periódico qualificado (mestrado) e publicação de artigo em periódico qualificado (doutorado).

A matriz e a estrutura atual dos cursos de mestrado e doutorado, com integralização de créditos, estão disponíveis nos links abaixo:

Publicações

Em breve! 

Eventos e Certificados

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. CRISTIANO COELHO

E-mail: [email protected] 

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. DANIELA SACRAMENTO ZANINI

E-mail: [email protected]

E-mail oficial do Programa[email protected]

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Ciências sociais e da Saúde da PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Campus I PUC Goiás, Área IV, Bloco A (1º andar)
Avenida Universitária, nº 1440, Setor Universitário
Goiânia (Goiás) / CEP 74.810-210

Contatos:
Secretaria – (062) 3946 1116
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Funcionárias da Secretaria:

Martha Diniz
Alessandra Carvalho 

Laborátorios

Em breve!

Banco de Teses e Dissertações

Em breve!

Produção do Programa

Em breve!

Redes de pesquisa

Em breve!

Fale com a gente!

Tem alguma dúvida sobre como ingressar na PUC ou como construir sua carreira em uma Universidade? Queremos te ajudar!

Envie-nos uma mensagem