Ciência Forense reúne ligas para formação

Trabalhar com ciência forense? Esta é uma área que pode receber profissionais de vários cursos. E unidas, as Ligas Acadêmicas de Ciências Forenses e de Fonoaudiologia Forense da PUC Goiás em conjunto com a Liga Acadêmica de Toxicologia da Universidade Federal de Goiás realizaram nesta quinta-feira, 25, curso de introdução à criminalística e identificação de corpos em áreas de grandes desastres, como o ocorrido em Brumadinho. A formação é pré-requisito para os acadêmicos que irão se candidatar a vagas nas ligas.

O evento, realizado na Área 1 da PUC Goiás, contou com a presença Luciano Piconi, odontologista legal do Instituto de Criminalística e Kelly Bruno, auxiliar de necropsia. Eles dividiram a experiência do trabalho que pode ser realizado a partir da formação em criminalística e identificação de corpos.

“Esse conhecimento é pouco difundido, a perícia não é tão divulgada. Essas oportunidades de levar para os leigos no meio acadêmico é muito importante”, explicou o palestrante, Kelly Bruno. Ele falou também sobre a importância da população saber como preservar a cena do crime. “As pessoas se conscientizam mais a partir da palestra”, explica ele.

Perito, ele faz perícia externa e interna. Formado em Fisioterapia pela PUC Goiás, Bruno começou a trabalhar com criminalística em 2017 e se apaixonou pela área criminalística. Este é o sonho da futura fonoaudióloga Giovanna Ramos, presidente da Lafor, que quer atuar nesta área. Nesta profissão, eles podem trabalhar com reconhecimento facial, perícias judiciais, interceptações telefônicas e outras técnicas que usam do conhecimento do curso.

Ábner Lopes, aluno da Biomedicina e presidente da Loferense, explica que as ligas trabalham em alguns momentos conjuntamente para trazer acesso à ciência. Ele falou sobre a importância de aprender sobre o reconhecimento de cadáveres em desastre de massa, como o que aconteceu em Brumadinho, pelos futuros profissionais de saúde que poderão reforçar equipes de perícia em todo o Brasil.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.