Universidade concede diplomas do mérito acadêmico

A PUC Goiás concedeu a 119 alunos – possíveis concluintes de cursos de graduação – do mérito acadêmico, um reconhecimento ao bom desempenho alcançado ao longo do curso. Inédita, a honraria foi entregue em solenidade na noite desta quarta-feira, 13, em evento que reuniu acadêmicos, gestores da instituição e familiares no Teatro PUC, no Câmpus V. A noite foi marcada pela emoção e pela recordação da trajetória na universidade.

Para a seleção dos homenageados, foi calculado o coeficiente de rendimento escolar (CRE), que abrange as notas de todas as disciplinas cursadas na graduação. Do total, 96 acadêmicos que tiverem CRE entre 8,5 e 8,9 receberam a magna cum laude (com grandes honras)Outros 23 foram agraciados pela summa cum laude (com a maior das honras). Estes alcançaram coeficiente igual ou superior a 9.

A pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Gomes Sousa, explica que a iniciativa visa dar visibilidade aos estudantes que possuem uma trajetória de destaque.  “Queremos valorizar o esforço que tiveram. Além dessa celebração e do certificado, eles terão em seu histórico escolar registrada essa distinção, algo que pode trazer um  o diferencial para a vida, para o mercado de trabalho”, enfatiza. Ela informa ainda que a premiação deve ser realizada semestralmente.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, explica que a concessão do mérito acadêmico remonta a tradição de universidades do Ocidente. “As expressões latinas magna cum laude e summa cum laude mostram o louvor, o enaltecimento, àqueles que tem alto desempenho na academia, no campo das ciências. Ao evocar essa longa tradição, nós trazemos esses títulos e honrarias a quem merece, esperando que isso se traduza em serviço à sociedade. O mundo pode ter esperança porque há muita gente se capacitando, com alto desempenho”, ressalta.

Esforço reconhecido

Estudante de Jornalismo, Isabel Cristina, 21 anos, não escondia a felicidade em ser homenageada. Bolsista do Vestibular Social, ela enfrentou uma puxada rotina ao longo da graduação. “Moro sozinha em Bonfinópolis (na Grande Goiânia) e meus pais na zona rural. Todos os dias, acordo às 4h30 e pego três ônibus para chegar até a capital”, contou, pouco antes de ser condecorada no Teatro PUC.

Hoje, além do curso, ela também se dedica ao estágio em um jornal e já traça planos para o futuro. “O diploma é um reconhecimento da nossa luta. Depois de formada, quero me especializar, pois acredito que isso é importante para o profissional. Pretendo viver novos momentos como este (de homenagem) na carreira”, planeja.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.