PUC Goiás reinaugura prédio que deu origem à universidade

A manhã desta quarta-feira, 25, foi de emoção na PUC Goiás. O primeiro prédio fundado na universidade, na primeira metade do século passado, foi reinaugurado em cerimônia especial, após 10 meses de reforma. Estruturado originalmente em 1948, o prédio sediou a antiga Faculdade de Filosofia, que serviu de base, alguns anos depois, para a criação da primeira universidade do Centro-Oeste, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, como é conhecida hoje.

Reitor da instituição, o professor Wolmir Amado lembrou que o Bloco A da Área 2, como é referido o prédio atualmente, será, de forma estratégica, a porta de entrada de estudantes, estagiários, egressos e de colaboradores da universidade.

O gestor também destacou a importância de reestruturar os espaços da universidade sem deixar de lado sua história. “Temos que olhar para o horizonte, pensar nos novos desafios e, por isso, cada espaço se torna estratégico. Isso expressa também um conceito importante, de integrar a história com o futuro, o antigo com o novo”, argumentou ao dizer que a universidade se projeta para figurar, nas próximas gerações, entre as melhores instituições de ensino superior do continente.

A reforma

Respeitando seu projeto original, marcado pela arquitetura art decó, a reforma ampliou a iluminação natural do prédio, reforçou sua estrutura física e teve como foco a durabilidade, a sustentabilidade e a acessibilidade do espaço.

“Queremos que quem trabalhe aqui fique satisfeito e que quem for atendido aqui também saia satisfeito”, justificou o pró-reitor de Administração, professor Daniel Barbosa. A obra teve custo total de R$ 1,9 milhão e foi concluída antes do prazo estabelecido [maio de 2018].

Os agentes diretamente envolvidos com a reforma foram homenageados, na cerimônia, com diploma de honra ao mérito, entregue pela equipe de Reitoria e pelo grão-chanceler e arcebispo metropolitano, dom Washington Cruz.

Nova casa

Um dos prédios históricos da PUC Goiás, o Bloco A da Área 2 será, a partir de agora, a localização de toda a estrutura da Divisão de Recursos Humanos (DRH), incluindo os serviços de Atenção à Saúde (SAS) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). Também integram o espaço alguns serviços de atendimento direto ao estudante e a vestibulandos, como a Comissão de Admissão Discente (CAD), a Coordenação de Educação à Distância (Cead) e a Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egresso e Empresas Juniores (Caeme).

Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, a professora Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto definiu a reforma como “cuidado” da gestão. “Num primeiro momento, pensamos ‘é um patrimônio’, mas sabe qual o foco? Nós, os seres humanos, a comunidade universidade que está e estará nesses espaços. Estou particularmente emocionada”, anunciou.

“Temos parte do coração da Prograd aqui neste prédio histórico. As três coordenações que aqui se encontram têm papel estratégico para a universidade”, disse a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes, ao destacar a localização, em frente à Praça Universitária.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.