Famílias comemoram Dia Down com festa especial

Celebrado em todo o mundo no dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down foi lembrado, em Goiânia, com uma grande festa na noite de ontem, no Setor Nova Suiça. A ação Dia Down na Casa X, promovida pelo Grupo Down Amor a Mais com o apoio do projeto Alfadown da PUC Goiás, reuniu centenas de crianças, adolescentes e adultos down com seus familiares.

No salão de festas, uma “nave da Xuxa” chamava a atenção de todos. No meio da festa, a nave desceu com um casal de crianças e suas companheiras paquitas. Todos ficaram atentos.

Imediatamente após, as luzes se apagaram e as televisões do local trouxeram a imagem e a voz da mulher que de tão querida e conhecida, é considerada a “rainha dos baixinhos” há décadas: a apresentadora Xuxa Meneghel, proprietária da franquia Casa X. “Alô baixinhos de Goiânia, estou muito feliz de poder mandar um beijo hoje. O dia de vocês é todos os dias, no meu coração”, disse.

A mensagem foi repetida para que todos pudessem entender claramente toda a mensagem. “Para a gente é realmente todo dia. Nossa vida são eles. Hoje, em especial, queremos mostrar para o mundo que eles podem tudo”, explica Flávia Carneiro, mãe da Educarda, de oito anos.

Sobre o lugar escolhido, Flávia se alegra com o acerto. “Ela [a Eduarda] ama a Xuxa. Falei que seria aqui e ela ficava fazendo assim [brinca com as mãos na cabeça, como se segurasse xuxinhas de cabelo]”, lembra.

Coordenadora do grupo, mãe da Yamanee, de seis anos, e participante do Alfadown, Rejane Barbosa do Santos entrou no clima e foi a caráter, vestida de Paquita. “A vida deles [os down e suas famílias] é muito voltada para terapias. Então, escolhemos este dia para estarmos juntos”, justifica, sobre a escolha do formato de festa.

No salão, enquanto as entrevistas jornalísticas eram realizadas a presença da Galinha Pintadinha agitou meninas e meninos. Outras atrações como teatro, outros personagens do imaginário infantil e brinquedos também ocuparam a todos. Os pais, ligados ao grupo, ao Alfadown e a outras iniciativas existentes em Goiânia, aproveitaram para interagir entre si. “Nós somos como uma família. Nos ajudamos, entendemos só pelo olhar. Todo dia é uma descoberda, um aprendizado. Eu sou feliz demais”, conta Flávia.

Alfadown

Há dois anos, o projeto Alfadown, ligado ao Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) da PUC Goiás, participa das ações em conjunto com o grupo. Em 2018, os 120 educandos foram convidados gratuitamente para participarem do momento com suas famílias.

“As mães demonstraram que queriam um momento de festa. Anteriormente, o dia sempre foi de conscientização, de atividades formativas, palestras. Hoje, é uma festa mesmo, um momento de descontração”, justifica a coordenadora do Pris, professora Juliana Hannum.


Fotos: Ana Paula Abrão e Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.