Formação atende cuidadores informais de idosos

Dando continuidade às atividades formativas com voluntários, o Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás promoveu nesta quarta-feira, 7, a palestra Saúde do idoso em pauta: formação de cuidadores informais, no Auditório 3 da Área 2, no Setor Leste Universitário.

Alunos de diversos cursos da área da saúde e convidados puderam tirar dúvidas e aprender um pouco mais sobre as diferentes alternativas e formas de cuidar disponíveis, com o professor Luis Jacob, presidente executivo da Rede de Universidades da Terceira Idade (Rutis) e docente da Escola Superior de Saúde de Bragança, em Portugal.

“É uma formação mais interativa, para atender as demandas que eles trazem. Meu objetivo é que as pessoas saibam o que existe, para pensarem em soluções”, explicou o docente português, que está em Goiânia especialmente para a série de atividades.

Coordenadora do PGS, a professora Lisa Valéria Tôrres comemorou o novo formato escolhido para a formação de voluntários. “Neste semestre, fizemos diferente. A formação dos voluntários ocorre em três momentos, terminando amanhã”, explica. Além de mais dinâmico, o novo formato é mais completo, abordando diferentes aspectos da formação. “O Brasil está envelhecendo. A profissão do futuro será a de cuidador, então é importante que a gente esteja preparado”.

Voltada para cuidadores informais, a formação foi aberta ao público, não sendo restrito a alunos de Saúde. Entende-se por cuidador informal a pessoa que não tem no cuidado ao idoss uma profissão, mas uma tarefa, como filhos, sobrinhos e netos que ajudam nos cuidados a familiares.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.